Último dia do VerDemocracia terá painéis sobre inclusão, logística eleitoral e propaganda; confira - Estado do Pará Online

Último dia do VerDemocracia terá painéis sobre inclusão, logística eleitoral e propaganda; confira

Fórum chega ao último dia em Belém com debates sobre inclusão, logística eleitoral, propaganda e desafios da democracia diante das mudanças climáticas

O Fórum Nacional VerDemocracia encerra nesta quarta-feira (17) em Belém, com uma programação voltada a temas centrais da democracia e dos desafios ambientais no processo eleitoral. Os debates ocorrerão ao longo do dia no Teatro Maria Sylvia Nunes.

Pela manhã, o quarto painel discutirá inclusão social e cultura democrática, moderado pela desembargadora Maria Iraneide Moura Silva, presidente do TRE-CE. Entre os painelistas estão a ministra substituta do TSE Vera Lúcia, a presidente da Funai Joênia Wapichana e o advogado Emerson Maia Damasceno, da OAB.

Ainda no turno da manhã, haverá um debate sobre questões logísticas e o impacto das condições climáticas nas eleições. O painel será conduzido pelo desembargador Paulo Sérgio Velten Pereira, presidente do TRE-MA, com a presença do desembargador Mario Crespo Brum (TRE-RS), do desembargador João Simões (TJ-AM) e do juiz Marcus Alan de Melo Gomes (TRE-PA).

À tarde, a pauta será a propaganda eleitoral, poluição e ambiente cívico saudável, sob moderação do desembargador Silmar Fernandes, presidente do TRE-SP. O painel contará com a desembargadora substituta Cristina Neves da Silva (TRE-DF) e o procurador regional eleitoral José Jairo Gomes (TRE-MG).

Na sequência, será discutido o direito ao voto, informação verídica e participação democrática. O juiz auxiliar da Presidência do TSE, Júlio Ferreira de Andrade, conduzirá a mesa, que terá a participação da professora Dora Kaufmann (PUC-SP), da desembargadora Anete Marques Penna de Carvalho (TJ-PA) e do professor Bruno Bioni, membro do Conselho Nacional de Proteção de Dados.

O encerramento está marcado para as 17h30, com a conferência “Eleições 2026: desafios e perspectivas”, proferida pelo ministro Nunes Marques, do STF e vice-presidente do TSE.

Leia também: