A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, anunciou nesta sexta-feira, 12 de setembro, que os preços médios de diárias em quartos e imóveis de aluguel por temporada caíram 31% para o período da COP30, em Belém. A redução foi possível após ação conjunta da Defensoria Pública do Estado (DPE), Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Núcleo de Defesa do Consumidor e Procon.
Segundo Hana, os dados foram levantados pela plataforma Airbnb. Além disso, a empresa Hoteis.com, vinculada ao grupo Expedia, bloqueou anúncios com valores considerados abusivos para o evento.
A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, anunciou nesta sexta-feira, 12 de setembro, que os preços médios de diárias em quartos e imóveis de aluguel por temporada caíram 31% para o período da COP30, em Belém. pic.twitter.com/Zm8ewEzCcc
— Portal Estado do Pará Online (@Estadopaonline) September 13, 2025
Para receber delegados e líderes, foi montado um plano de hospedagem que prioriza os negociadores. Serão oferecidos 2.500 quartos individuais com tarifas entre 100 e 600 dólares. Parte deles foi reservada para países mais vulneráveis, como os Menos Desenvolvidos (LDCs) e os Pequenos Estados Insulares (PEIDs).
Hana Ghassan também informou que 135 países já confirmaram presença, de um total de 196. “Isso mostra que vai ser uma grande COP, inclusiva e participativa”, disse.

Durante visita ao Parque da Cidade, a vice-governadora acompanhou a montagem da Blue Zone, área oficial da ONU e do governo federal para receber as negociações. No espaço, serão erguidas 64 tendas, que juntas somam 160 mil m² de área funcional, além de mais de 100 pavilhões, plenárias e escritórios das delegações.
Leia também:
Deixe um comentário