A Fundação Cultural do Pará (FCP) inaugura a exposição “Calidez”, do artista mineiro João Genaro, nesta sexta-feira (5), às 18h, na Galeria Benedito Nunes, em Belém. Com visitação gratuita de 8 de setembro a 31 de outubro, a mostra utiliza colagens, esculturas e instalações para promover uma reflexão sobre as consequências do aquecimento global.
A proposta visual da exposição foi construída a partir de dados científicos sobre a variação de temperatura no Brasil entre 1922 e 2022, reunidos pelo climatologista Ed Hawkins, da University of Reading, no Reino Unido. Segundo o artista João Genaro, o objetivo é “esclarecer de maneira lúdica as alarmantes informações referentes ao aquecimento do Brasil durante os últimos 100 anos”, reinterpretando os dados em composições que utilizam cores quentes e frias.
A realização da mostra foi viabilizada pelo Prêmio Branco de Melo 2025, concedido pelo Governo do Pará, por meio da FCP, como parte de suas políticas de estímulo às artes visuais no estado. O presidente da Fundação, Thiago Miranda, destacou que editais de exposição da FCP “têm ganhado notória força e visibilidade, inclusive em âmbito nacional”.
A exposição “Calidez” pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Av. Gentil Bittencourt, 650, no Nazaré. A entrada é gratuita.
Leia também:
Deixe um comentário