Governo estadual inicia campanha para incentivar doação de órgãos e tecidos - Estado do Pará Online

Governo estadual inicia campanha para incentivar doação de órgãos e tecidos

Ação do Setembro Verde foi lançada no Mangueirão e terá programação ao longo do mês para ampliar conscientização da população

O Governo do Pará lançou, na última quinta-feira (28), no Mangueirão, a campanha Setembro Verde, voltada à conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos. A abertura ocorreu durante a partida entre Remo e Criciúma, pela Série B do Campeonato Brasileiro, quando a Central Estadual de Transplantes (CET) realizou uma volta olímpica com faixas educativas e o telão exibiu mensagens com o lema “Doar é semear uma nova vida”.

De acordo com o coordenador da CET, Alfredo Abud, o Estado tem ampliado o número de transplantes, mas ainda enfrenta dificuldades em relação às recusas familiares. Entre setembro de 2024 e agosto de 2025, foram registradas 232 notificações de morte encefálica no Pará, das quais 180 eram elegíveis para doação. Apenas 55 se tornaram efetivas, em razão de 77 negativas de familiares, correspondendo a 58% dos casos.

Entre janeiro e julho deste ano, o Pará realizou 266 transplantes, incluindo 205 de córnea, 36 de rins, 16 de medula óssea, seis de fígado e três osteomusculares. O resultado é considerado superior ao de anos anteriores e reflete o esforço de descentralização do processo, com hospitais regionais capacitados para identificar potenciais doadores.

A programação do Setembro Verde seguirá até o final do mês com atividades educativas em hospitais, escolas, estádios e espaços públicos. Entre os destaques estão o simpósio científico, visitas técnicas a hospitais regionais e mobilizações nos jogos de Remo e Paysandu, além de ações no Parque do Utinga.

Leia também: