Belém sobe no ranking de segurança e lidera grandes capitais, diz CLP - Estado do Pará Online

Belém sobe no ranking de segurança e lidera grandes capitais, diz CLP

Segundo o Centro de Liderança Política, a capital paraense é 2ª no País e ocupa o 1º lugar entre cidades com mais de 1 milhão de habitantes.

Foto divulgação

A capital paraense alcançou um feito histórico no Ranking de Competitividade dos Municípios. O levantamento, divulgado pelo Centro de Liderança Política (CLP), colocou Belém em 2º lugar entre as capitais brasileiras no pilar Segurança Pública, com 86,02 pontos, atrás apenas de Florianópolis, que somou 89,02.

O resultado mostra a evolução da cidade, que em janeiro ocupava a 3ª colocação. Além disso, no recorte específico para municípios com mais de 1 milhão de habitantes, Belém aparece no 1º lugar, superando Porto Alegre (2ª) e Guarulhos (3ª).

Entre as capitais da Região Norte, a capital do Pará também se destacou: ficou na frente de Manaus, Rio Branco, Boa Vista, Porto Velho, Palmas e Macapá.

Para o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Ualame Machado, o desempenho reflete um processo contínuo de melhorias:

Nós acompanhamos as publicações do ranking de competitividade, feito pelo Centro de Liderança Política (CPL) e todos os critérios de empresas privadas ao serviço público que analisa 10 critérios, sendo Segurança Pública o que tem o principal peso para eles. E nessa publicação, no critério específico de Segurança Pública, o Estado ficou em 13º, sendo que já constamos na 15ª posição no ano de 2022, e em 2019 já fomos o 21º. Porém, seguimos com destaque e dessa vez para a capital, Belém, que foi a segunda colocada no pilar de segurança em geral, e se formos fazer a análise com base nas cidades com mais de 1 milhão de habitantes, ela fica em primeiro lugar, além de se manter na primeira colocação entre as capitais da Região Norte. É importante ressaltar que um dos indicadores avaliados por eles, diz respeito às mortes violentas, o que temos trabalhado muito fortemente para reduzir, cada vez mais, e Belém alcançou uma posição que demonstra que temos avançado na estabilidade dos números no Estado.”

Outro indicador de peso é o de Mortes Violentas Intencionais (MVI). Nesse quesito, Belém ocupa a 6ª posição nacional entre os municípios e o 4º lugar entre as capitais, com nota de 80,88. Dentro do Norte, é novamente a líder.

O pilar Segurança Pública tem o maior peso entre os dez avaliados pelo ranking, 12,60% do total. Os indicadores vão desde mortes violentas e mortalidade no trânsito até morbidade hospitalar por acidentes.

No recorte estadual, o Pará figura em 13º lugar no ranking nacional de segurança pública, com 36,07 pontos. A posição representa avanço em relação a anos anteriores: em 2019, o Estado era o 21º.

Leia Mais: