Semma monta força-tarefa para combater queimadas em Óbidos - Estado do Pará Online

Semma monta força-tarefa para combater queimadas em Óbidos

De janeiro a julho de 2025 foram registradas 42 denúncias sobre queimadas nos bairros de Óbidos, informou a Semma

Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) de Óbidos, no Baixo Amazonas, está intensificando as ações de combate às queimadas, realizadas na zona urbana. O reforço nas atividades é uma resposta ao aumento considerável dos focos de incêndio nas últimas semanas, causando riscos à saúde dos moradores.

Por meio de ações itinerantes, os fiscais ambientais percorrem as áreas da cidade onde há maior incidência de focos de queimadas em quintais e terrenos baldios e nas proximidades da área onde é armazenado o lixo coletado diariamente pela Secretaria Municipal de Saneamento, Urbanismo e Infraestrutura (Seurbi), no bairro Perpétuo Socorro

A operação prioriza a orientação dos moradores que são flagrados queimando lixo doméstico ou restos de galhos e folhas nos quintais. Por meio da educação ambiental, os fiscais inibem a prática danosa ao meio ambiente e levam conhecimento para a população, neste período em que o tempo seco e as altas temperaturas favorecem as queimadas e, por consequência, a poluição do ar. 

Segundo dados da Semma, de janeiro a julho de 2025 foram registradas 42 denúncias sobre queimadas nos bairros de Óbidos. No bairro Perpétuo Socorro, foram 30 denúncias, 8 no Bela Vista e 4 referentes ao bairro São Francisco. Desse total, 27 ligações para o Disque Denúncia da Sema foram realizadas só no mês de julho.

Ao avistar um foco de queimada, o cidadão deve ligar para o número (93) 99151-6576 para contato direto com o Disque Denúncia Ambiental.

Leia também: