Pré-congresso do Parazão 2026 será focado em ajuste de datas: "Planejar a melhor competição" - Estado do Pará Online

Pré-congresso do Parazão 2026 será focado em ajuste de datas: “Planejar a melhor competição”

A partir de 2026, os campeonatos estaduais terão uma redução de datas, conforme revelou o presidente da CBF, Samir Xaud, ao tomar posse na entidade.

Foto: Jhon Wesley

As discussões em torno do Campeonato Paraense 2026 devem iniciar nas próximas semanas. A informação foi confirmada pelo presidente da Federação Paraense de Futebol e vice-presidente da CBF, Ricardo Gluck Paul, em entrevista ao programa Gastando a Bola, da Rádio Clube do Pará, nesse domingo, 3.

Segundo Ricardo, o principal debate neste momento é em torno da nova configuração do calendário do futebol brasileiro a partir de 2026, que deve apresentar uma redução de datas dos Campeonato Estaduais para “amenizar” o impacto na quantidade de jogos.

Temos hoje 12 datas, com o desafio de redução para 11 (datas). Ou fazer a competição começar mais cedo e ficar com as 12 datas. Temos já uma proposta de enquadrar o campeonato nestas datas. Vamos começar agora o debate de pré-congresso (técnico), como sempre fazemos, para planejar a melhor competição possível”, disse Ricardo Gluck Paul.

A redução – ou reorganização – de datas dos Campeonato Estaduais é uma promessa da gestão Samir Xaud na CBF. Logo após ser eleito presidente da entidade, em maio deste ano, Samir colocou essa meta como “compromisso da gestão”. Na época, ele ressaltou o uso de apenas 11 datas para os torneios “sem comprometimento da qualidade” dos jogos.

Nossa prioridade inicial é a adequação do calendário do futebol brasileiro. É compromisso dessa gestão implementar imediatamente mudanças significativas no calendário das competições. Assumo o compromisso de promover, entre outras medidas, a reorganização dos campeonatos estaduais para um calendário de, no máximo, 11 datas, sem comprometimento da qualidade e da sustentabilidade financeira dessas competições”, disse Samir Xaud ao tomar posse como presidente da CBF, em maio deste ano.

Em 2025, a CBF reservou 14 datas para os Campeonatos Estaduais. Porém, a Federação Paraense de Futebol, em consenso com os clubes, optou por usar apenas 12 datas.

Leia também: