Hospital da Mulher do Pará oferece método contraceptivo moderno e gratuito pelo SUS - Estado do Pará Online

Hospital da Mulher do Pará oferece método contraceptivo moderno e gratuito pelo SUS

Implanon já está disponível para mulheres encaminhadas pela rede pública; ação fortalece planejamento familiar e combate à mortalidade materna.

O Hospital da Mulher do Pará (HMPA), em Belém, passou a oferecer de forma gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), o Implanon, um moderno método contraceptivo de longa duração, reversível e minimamente invasivo. A iniciativa, voltada ao fortalecimento do planejamento familiar e à redução da mortalidade materna, representa um avanço importante na política de saúde reprodutiva do estado.

O Implanon é um pequeno bastão flexível que libera hormônios e é inserido sob a pele do braço da paciente. O procedimento é simples, rápido e tem eficácia por até três anos. Na rede privada, o custo do método varia entre R$ 2 mil e R$ 3 mil, mas agora está acessível gratuitamente para mulheres atendidas pelo HMPA.

Moradora do município do Acará, Marilene de Carneiro, de 33 anos, foi uma das primeiras a buscar o novo serviço.

“Eu não teria condições de pagar por esse método, mas agora, com o acesso gratuito, muitas mulheres como eu vão poder planejar suas vidas”, afirmou.

A secretária-adjunta de Gestão de Políticas de Saúde da Sespa, Heloisa Guimarães, destaca que a ação fortalece o cuidado integral à saúde da mulher e atua em frentes importantes como a prevenção de gravidez na adolescência, a redução da evasão escolar e o tratamento da endometriose.

“Essa é mais uma ferramenta de empoderamento e cuidado, que contribui para combater desigualdades e melhorar a qualidade de vida das mulheres”, ressaltou.

Segundo a diretora geral do HMPA, Nelma Machado, o hospital é o primeiro no Pará a ofertar o Implanon exclusivamente pelo SUS em regime ambulatorial.

“É um passo importante no avanço das políticas públicas voltadas à saúde da mulher no estado”, reforçou.

Como funciona o atendimento

De acordo com a ginecologista Brenda Diniz, o atendimento é feito por encaminhamento via Atenção Básica, Usinas da Paz ou equipes da Estratégia Saúde da Família.
As pacientes passam por acolhimento com assistente social, assinam o termo de consentimento e, em seguida, realizam a consulta ginecológica, onde o Implanon é inserido.

“Além da alta eficácia, o Implanon representa uma importante medida na prevenção de gestações não planejadas e na redução da mortalidade materna, que ainda é uma preocupação no país”, destacou a médica.

Serviço

Para ter acesso ao método, é necessário buscar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou outro ponto de referência municipal, como as Usinas da Paz, para obter encaminhamento.
O Hospital da Mulher do Pará está localizado na Avenida Gentil Bittencourt, nº 2175, bairro de São Brás, Belém.

Leia também: