Julho Vermelho: Hospital de Clínicas coleta 230 bolsas de sangue durante campanha em Belém - Estado do Pará Online

Julho Vermelho: Hospital de Clínicas coleta 230 bolsas de sangue durante campanha em Belém

Mobilização solidária busca reforçar estoques no período das férias escolares, quando as doações tendem a cair; doações podem ser feitas durante o ano todo

Durante os dias 1º e 2 de julho, o Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), em Belém, promoveu a 39ª Campanha de Doação de Sangue em parceria com a Fundação Hemopa, resultando na coleta de 230 bolsas. A iniciativa, realizada dentro da própria unidade hospitalar, buscou fortalecer os estoques de sangue, que historicamente enfrentam queda no mês de julho.

Intitulada “Sustentabilidade começa com solidariedade: doe sangue”, a campanha envolveu servidores, pacientes e visitantes, promovendo a doação como um gesto de empatia e responsabilidade social. Segundo a psicóloga Aline Rodrigues, presidente da Comissão de Captação do HC, a ação simbolizou o cuidado com as pessoas e com a Amazônia, por meio da solidariedade.

Betânia Mourão, assistente social da Fundação Hemopa, destacou que o HC é referência em cirurgias cardíacas e atendimento a pacientes renais crônicos, o que exige reservas constantes. A campanha integra o calendário oficial do Hemopa e reforça uma parceria considerada estratégica para a manutenção da assistência transfusional no estado.

Quem pode doar sangue

  • Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 com autorização dos responsáveis);
  • Pesar mais de 50 kg;
  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter dormido pelo menos 6 horas;
  • Estar alimentado, evitando gorduras nas 3h anteriores;
  • Apresentar documento com foto (físico ou digital);
  • Homens podem doar até 4 vezes ao ano (intervalo mínimo de 60 dias); mulheres, até 3 vezes (intervalo de 90 dias).

Leia também: