O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encaminhou ao Congresso Nacional um projeto de lei que propõe a criação do Dia Nacional da Consolidação da Independência do Brasil, a ser celebrado em 2 de julho — data em que se comemora a Independência da Bahia.
O anúncio foi feito nesta terça-feira (1º) em Brasília, durante ato oficial com os ministros Sidônio Palmeira (Comunicação Social), Rui Costa (Casa Civil) e o senador Jaques Wagner — todos baianos. Em vídeo divulgado nas redes sociais, Lula ressaltou que o episódio histórico de 2 de julho de 1823, quando os baianos expulsaram definitivamente os portugueses do Brasil, não recebe o devido destaque nos livros didáticos.
“É verdade que Dom Pedro fez o grito da Independência, todo mundo sabe disso. Mas pouca gente sabe que foi no dia 2 de julho de 1823 que, na Bahia, os baianos conseguiram fazer com que os portugueses voltassem a Portugal definitivamente”, afirmou o presidente.
Lula destacou ainda que a instituição da data nacional ajudará a reconhecer o protagonismo do povo baiano no processo de independência do país. “A aprovação desse projeto e a promulgação vai mostrar ao Brasil inteiro de que, além de Dom Pedro, o povo baiano teve muito a ver com a nossa independência”, completou.
O presidente chegou a Salvador ainda nesta terça-feira para participar das comemorações do 2 de Julho.
Leia também:
Deixe um comentário