A redução dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) — que incluem homicídio, feminicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte — tem sido um destaque na área de Segurança Pública do Pará. Nos últimos sete anos, considerando também os primeiros seis meses de 2025, o estado registrou uma queda de 59,5% nesses crimes em comparação ao mesmo período de 2018, o que equivale à preservação de 1.281 vidas paraenses. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac).
O Pará alcançou em junho de 2025 o melhor desempenho mensal desde 2010, com o segundo melhor índice histórico, ficando atrás apenas de fevereiro deste ano. O primeiro semestre de 2025 fechou com uma redução de 11% nos casos de CVLI em relação ao mesmo período de 2024, evidenciando uma tendência constante de queda na criminalidade. Esses resultados refletem os investimentos robustos realizados pelo governo estadual desde o início da atual gestão, que visam fortalecer a segurança pública e proteger a população.
Segundo o secretário de Segurança Pública do Pará, Ualame Machado, a queda contínua nos índices de crimes violentos letais é fruto de um trabalho integrado entre as forças de segurança do estado, que atuam de forma estratégica para manter a redução constante e preservar vidas. “Nosso compromisso sempre foi colocar o Pará como referência no combate à criminalidade, e estamos conseguindo isso por meio de ações coordenadas e investimentos consistentes”, destacou.
No acumulado de janeiro a junho, enquanto em 2018 foram registrados 2.153 casos de CVLIs, em 2025 esse número caiu para 872, representando uma redução de 59,5%. Comparando com o primeiro semestre de 2024, que teve 973 casos, a diminuição foi de 10,38%. Esses dados confirmam uma tendência positiva e reforçam o impacto das políticas públicas voltadas para a segurança no estado.
No mês de junho, a redução também foi expressiva: de 350 casos em 2018 para 145 em 2025, o que representa o melhor resultado em 15 anos. Em relação a junho de 2024, quando foram registrados 156 casos, houve uma queda de 11%. Para o comandante-geral da Polícia Militar do Pará, coronel Dilson Júnior, essa diminuição traduz mais tranquilidade para a população e é resultado da combinação de reforço no policiamento ostensivo, uso de tecnologias de monitoramento e operações integradas entre as forças de segurança municipais, estaduais e federais.
O delegado-geral da Polícia Civil, Raimundo Benassuly, ressalta que a agilidade e a eficiência na resolução dos crimes também contribuíram para esses números positivos. “A Polícia Civil tem intensificado ações operacionais fundamentadas em inteligência e investigação qualificada, com operações planejadas e atuação estratégica para combater o crime com firmeza, garantindo mais segurança e tranquilidade para a população”, afirmou.
Leia também:
Deixe um comentário