Reitor e vice da Uepa são reconduzidos aos cargos em cerimônia simbólica - Estado do Pará Online

Reitor e vice da Uepa são reconduzidos aos cargos em cerimônia simbólica

Evento celebrou a continuidade da gestão e destacou desafios e conquistas da universidade para os próximos anos

Marcelo Rodrigues / UEPA

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) realizou, na última quarta-feira (4), a cerimônia de recondução do reitor Clay Chagas e da vice-reitora Ilma Pastana. A solenidade ocorreu no Teatro Margarida Schivasappa, em Belém, com a presença de ex-reitores, autoridades, docentes, estudantes e representantes dos campi do interior.

Durante o evento, também tomaram posse três novos pró-reitores: Acylena Coelho (Graduação), Luanna Fernandes (Pesquisa e Pós-Graduação) e Higson Coelho (Extensão). Carlos Capela foi reconduzido à Pró-Reitoria de Gestão e Planejamento.

Durante o evento, também tomaram posse três novos pró-reitores: Acylena Coelho (Graduação), Luanna Fernandes (Pesquisa e Pós-Graduação) e Higson Coelho (Extensão). Carlos Capela foi reconduzido à Pró-Reitoria de Gestão e Planejamento.

Um dos momentos simbólicos foi a entrega do colar reitoral a Clay Chagas, conduzido ao palco pela Guarda Municipal de Ananindeua. Em nome dos novos pró-reitores, Acylena falou sobre a união necessária para enfrentar os desafios da gestão: “Temos um caminho a trilhar, e ele não será fácil. Mas queremos percorrê-lo ao lado de cada colega, professora, técnico e técnica que constroem, conosco, a universidade todos os dias”.

Ilma Pastana agradeceu o apoio das comitivas do interior e mencionou ex-gestores das pró-reitorias. “A decisão do governador Helder Barbalho, ao anunciar nossa nomeação em menos de 72 horas após a aprovação no Consun, foi mais do que um reconhecimento institucional, foi uma declaração de compromisso com a sociedade paraense”, disse.

O reitor Clay Chagas agradeceu à família e citou avanços da gestão, como concurso para servidores, melhorias na infraestrutura e ações de inclusão social, como as cotas para indígenas e quilombolas. Ele reforçou que há novos desafios: “Precisamos fortalecer a educação superior, ampliar a pós-graduação, aprovar a reestruturação e o novo PCCR, que dinamiza e transforma a realidade dos nossos professores. Temos seis quadras poliesportivas em licitação, além de novos prédios”.

O evento foi encerrado com um grito coletivo em defesa da universidade e da democracia. Logo após, a cantora Lucinha Bastos emocionou o público com um pocket show em homenagem à Uepa.

Leia Mais: