O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), afirmou nesta segunda-feira (26) que Belém se transformará na capital do mundo durante os 12 dias da COP30, conferência climática da ONU que será realizada em novembro de 2025. A declaração foi feita durante o fórum “COP30 – O que o Brasil deve entregar ao mundo em Belém”, promovido pela Revista VEJA, no hotel Rosewood, em São Paulo.
Barbalho ressaltou que estão em curso cerca de 30 obras estratégicas na capital paraense, com foco em infraestrutura, saneamento e mobilidade urbana, somando aproximadamente R$ 5 bilhões em investimentos dos governos federal, estadual e municipal. “São intervenções que vão alavancar a qualidade da cidade como um todo, no centro e na periferia”, destacou.
As obras estão gerando 5 mil empregos na construção civil, e o governo do estado planeja capacitar mais de 100 mil pessoas para atuar direta ou indiretamente no evento. “Há uma desconfiança sobre a capacidade da cidade de estar pronta, mas com muito trabalho vamos deixar um legado importante para Belém”, afirmou o governador.
Entre os principais projetos em andamento, Barbalho citou o Parque da Cidade, o Parque Linear Nova e a Ponte do Outeiro, além de melhorias na rede hoteleira e na infraestrutura urbana.
Durante sua palestra de abertura, Barbalho também abordou o chamado “Compromisso de Belém”, que irá nortear a posição brasileira nas negociações da COP30. O documento deve reunir propostas ambiciosas e metas concretas do Brasil no enfrentamento da crise climática global.
O fórum em São Paulo reúne autoridades, empresários e especialistas para debater o papel do Brasil no combate às mudanças climáticas, além de antecipar temas centrais que estarão na pauta da COP30. Segundo o governador, apenas no primeiro trimestre de 2025, mais de 24 mil novas empresas foram abertas na região, o que demonstra o impacto econômico positivo da preparação para o evento.
Leia também:
Deixe um comentário