Inep altera datas do Enem 2025 na Grande Belém por causa da COP 30; confira o novo calendário - Estado do Pará Online

Inep altera datas do Enem 2025 na Grande Belém por causa da COP 30; confira o novo calendário

O exame manterá o formato tradicional, com aplicação em dois domingos consecutivos e avaliação em quatro áreas do conhecimento.

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, na noite desta sexta-feira (23), o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. A principal novidade é a alteração no calendário de aplicação das provas nos municípios da Região Metropolitana de Belém, no Pará, devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá na capital paraense.

Segundo o Inep, as provas serão aplicadas em datas distintas na Grande Belém: os candidatos de Belém, Ananindeua e Marituba farão o exame nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro de 2025. No restante do país, o Enem segue o cronograma nacional: 9 e 16 de novembro.

O exame manterá o formato tradicional, com aplicação em dois domingos consecutivos e avaliação em quatro áreas do conhecimento. No primeiro dia, os estudantes farão as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Redação, com duração de 5 horas e 30 minutos. No segundo dia, será a vez de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 5 horas.

A aplicação seguirá o horário oficial de Brasília, com os portões abrindo às 12h, fechando às 13h, e início das provas às 13h30. O encerramento está previsto para às 19h no primeiro dia e 18h30 no segundo dia.

A taxa de inscrição permanece em R$ 85,00, com pagamento disponível por Pix, cartão de crédito ou débito, boleto bancário e lotéricas, conforme a disponibilidade de cada banco.

Candidatos que tiveram isenção no Enem 2024 e foram aprovados para nova isenção em 2025 precisam realizar a inscrição normalmente. Caso faltem às provas, será necessário justificar a ausência para garantir o benefício novamente no Enem 2026.

O edital completo com todas as informações está disponível no site oficial do Inep: www.gov.br/inep.

Leia também: