Moradores tentam ocupar terreno na PA-324 e acusam familiares de Duciomar Costa de impedimento

O terreno está localizado no município de Nova Timboteua e, supostamente, faria parte de fazendas pertencentes ao ex-prefeito de Belém, Duciomar Costa.

Um conflito envolvendo moradores da Vila Timboteua e familiares do ex-prefeito de Belém, Duciomar Costa, foi registrado no último domingo (27), em Nova Timboteua, nordeste do Pará. A disputa ocorreu após moradores tentarem ocupar um terreno localizado às margens da PA-324, rodovia que liga o município a outras cidades da região.

De acordo com relatos, a ocupação começou na sexta-feira (25), com a intenção de construir pequenos comércios e pontos de venda, aproveitando o fluxo intenso da rodovia. No entanto, no domingo, familiares ligados à fazenda supostamente pertencente a Duciomar Costa chegaram ao local e tentaram impedir a ocupação, alegando posse da área.

Os moradores contestam a versão, afirmando que o terreno é da União e que a ocupação se dá por necessidade econômica, em razão do alto índice de desemprego na região. A situação resultou em confrontos físicos, registrados em vídeos que circulam nas redes sociais. A Polícia Militar foi acionada e viaturas do 11º BPM de Capanema precisaram intervir para evitar uma escalada de violência.

Durante a ação, jovens da família proprietária da fazenda foram retirados do local para garantir a segurança e evitar novos conflitos. Apesar da intervenção policial, o clima na área continua tenso, e os moradores ameaçam bloquear a PA-324 caso não haja uma solução para o impasse.

Até o momento, a Prefeitura de Nova Timboteua e a Secretaria de Estado de Transportes (Setran) não se manifestaram oficialmente sobre o caso.

Em nota, a defesa de Duciomar Gomes da Costa frisa que a denúncia que afirma se tratar de familiares de Duciomar Costa e falsa e serão tomadas medidas cabíveis contra as falsas afirmações.

Leia também: