Mangueirão fica azul-celeste em homenagem ao penta do Paysandu pela Copa Verde

Com o resultado, Paysandu tornou-se o maior campeão do Campeonato Regional dos clubes do Norte e Centro-Oeste brasileiros.

O Estádio Olímpico do Pará — Jornalista Edgar Proença, o tradicional Mangueirão — ganhou tons de azul-celeste na noite desta quarta-feira (24), em homenagem ao Paysandu Sport Club pela conquista do seu quinto título da Copa Verde. O Papão superou o Goiás nos pênaltis por 5 a 4, após empate por 1 a 1 no tempo regulamentar, no estádio Serra Dourada, em Goiânia.

A homenagem simbólica ao clube paraense foi promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). O titular da pasta, Cássio Andrade, destacou o simbolismo do feito. “É um momento histórico para o futebol paraense. Essa conquista representa a força dos clubes do Norte nas grandes competições. O Mangueirão nas cores azul-celeste é uma forma de celebrar o clube e seus torcedores com essa importante vitória”, afirmou.

Com o resultado, o Paysandu se consolida como o maior campeão da Copa Verde, torneio que reúne clubes das regiões Norte e Centro-Oeste, além do Espírito Santo. O time paraense já havia levantado o troféu em 2016, 2018, 2022 e 2024. De quebra, o clube também garantiu vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil de 2026.

O vice-campeão Goiás, que venceu a edição de 2023, agora terá que buscar a classificação para a próxima Copa do Brasil por meio do Campeonato Brasileiro da Série B.

Além do Paysandu, apenas o Cuiabá conquistou mais de um título da Copa Verde, com duas taças (2015 e 2019). Já Goiás, Remo, Brasiliense, Luverdense e Brasília possuem um título cada.

Histórico de campeões da Copa Verde

  • Cinco títulos
    · Paysandu — 2016, 2018, 2022, 2024, 2025
  • Dois títulos
    · Cuiabá — 2015, 2019
  • Um título
    · Goiás — 2023
    · Remo — 2021
    · Brasiliense — 2020
    · Luverdense — 2017
    · Brasília — 2014

Criada em 2014, a Copa Verde valoriza os clubes das regiões menos midiáticas do país e oferece uma vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil para o campeão. Com o novo título, o Paysandu reafirma seu protagonismo no futebol da região e celebra, junto à sua torcida, um feito digno das luzes do Mangueirão.

Leia também: