11 municípios do Marajó já receberam novos terminais hidroviários; outros 4 têm obras em andamento

As obras, realizadas por meio da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), contemplaram municípios como Curralinho, Ponta de Pedras, Santa Cruz do Arari, Cachoeira do Arari, Portel, Muaná, Afuá, Bagre, Melgaço, Anajás e Soure.

Foto: Paulo Cezar / Ag. Pará

Com o objetivo de fortalecer a malha hidroviária do estado e garantir mais acessibilidade, segurança e desenvolvimento regional, o Governo do Pará entregou 11 novos terminais hidroviários no arquipélago do Marajó entre os anos de 2022 e 2025. As obras, realizadas por meio da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), contemplaram municípios como Curralinho, Ponta de Pedras, Santa Cruz do Arari, Cachoeira do Arari, Portel, Muaná, Afuá, Bagre, Melgaço, Anajás e Soure.

Atualmente, outros quatro municípios — Breves, Chaves, Oeiras do Pará e Salvaterra — estão com obras em andamento.

“Literalmente o rio é a rua do Marajó. Sem o rio, a população não consegue desenvolver as atividades econômicas, não consegue se desenvolver apropriadamente. Por isso, estas obras do Governo do Pará são fundamentais para o desenvolvimento regional marajoara”, destacou Josenir Nascimento, presidente da CPH.

Estruturas modernas e funcionais

Os terminais entregues foram projetados para oferecer conforto, segurança e dignidade aos usuários. As novas estruturas contam com áreas de embarque e desembarque, banheiros — incluindo para pessoas com deficiência —, salas para órgãos públicos, lanchonetes, guarda-volumes, guichês para venda de passagens e espaços com acessibilidade. As intervenções contribuem diretamente para o escoamento da produção local e o transporte de passageiros e cargas na região.

Entre os destaques, está o Terminal Hidroviário de Melgaço, entregue em 2023, que teve grande impacto na rotina dos moradores. “A entrega do porto em Melgaço foi muito boa para a nossa locomoção. A estrutura, que antes era de madeira e tinha alguns buracos, ficou ótima em concreto. Não precisamos mais esperar as embarcações no sol, agora temos mais conforto”, relatou Ana Ferreira, moradora da cidade.

Investimento e infraestrutura em Soure

A obra mais recente foi o terminal de Soure, entregue em 2024, com investimento de aproximadamente R$ 5 milhões. A estrutura beneficia cerca de 25 mil pessoas e inclui uma área urbanizada de 400 metros quadrados, novas instalações elétricas, reservatório de água e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

Desde 2019, o Governo do Estado já entregou 28 novos terminais e trapiches no Pará. De acordo com a CPH, dos 144 municípios paraenses, 115 têm acesso fluvial e mais da metade depende exclusivamente dos rios para suas atividades econômicas e sociais — o que reforça a importância dos investimentos na malha hidroviária.

Leia também: