O último sábado (26) foi marcado por um fenômeno impressionante e pouco comum nas praias de Belém. Uma tromba d’água se formou na orla da Praia do Belo Paraíso, no distrito de Outeiro, e assustou os banhistas que estavam no local.
Presente na praia no momento do ocorrido, Gabriela Pereira descreveu a experiência como algo “surreal“. Segundo ela, o fenômeno começou a se formar ao longe, enquanto muitas pessoas ainda estavam saindo da água.
O vento forte foi o que mais assustou. Alguns ficaram parados, outros correram em desespero, mas todos admiraram a imensidão do fenômeno. Foi uma mistura de medo e admiração”, contou Gabriela.
O último sábado (26) foi marcado por um fenômeno impressionante e pouco comum nas praias de Belém. Uma tromba d’água se formou na orla da Praia do Belo Paraíso, no distrito de Outeiro, e assustou os banhistas que estavam no local. pic.twitter.com/YpLv471hRv
— Portal Estado do Pará Online (@Estadopaonline) July 27, 2025
Apesar da beleza natural do vórtice girando sobre a água e subindo em direção ao céu, a aproximação da tromba d’água causou impactos imediatos na praia. Alguns banhistas foram derrubados ao tentar correr, e objetos como cadeiras e coolers foram lançados pela força do vento.
A tromba veio em nossa direção. A gente se agarrou em troncos de madeira próximos às barracas para não cair com a força do vento”, relatou a entrevistada.
Ainda segundo Gabriela, os bombeiros que estavam na área chegaram a sinalizar para que as pessoas saíssem da água, mas não houve orientação direta para evacuar a faixa de areia.
A tromba d’água é um fenômeno meteorológico que se assemelha a um tornado, mas se forma sobre a água. Apesar de geralmente ser de curta duração, pode oferecer riscos à segurança de quem está próximo, especialmente quando chega à costa, como ocorreu neste caso.
Não houve registro oficial de feridos, mas o episódio reforça a importância de atenção aos alertas climáticos, especialmente em regiões costeiras durante o verão amazônico.
Deixe um comentário