Vídeo: mesmo após acordo entre prefeitura e empresa, Belém amanhece tomada por lixo e população denuncia

Em vídeos publicados nas redes sociais, moradores registraram os amontoados de lixos em vários pontos da capital.

Reprodução: Redes Sociais

Mesmo após o acordo entre a Prefeitura de Belém e a empresa Guamá Tratamento de Residuos, os moradores de Belém, denunciaram nas redes sociais na manhã desta terça-feira (31), diversos vídeos e imagens sobre lixos acumulados nas ruas da capital. Alguns bairros da cidade amanheceram tomados pelos resíduos e a população reclama do fedor.

Em vídeos publicados nas redes sociais, moradores registraram os amontoados de lixos acumulados em vários pontos, de bairros como Cremação, Batista Campos, Cidade Velha e Pedreira. A situação tem causado bastante transtorno e incomodo para quem mora perto dos locais.

Veja:

Reprodução: Redes Sociais

Na última segunda-feira (30), a Guamá Tratamento de Resíduos, empresa que administra o Aterro Sanitário de Marituba, informou que suspendeu o recebimento de resíduos sólidos da Prefeitura Municipal de Belém, pelo não pagamento de valores referentes aos serviços prestados nos meses de maio, junho, julho e agosto deste ano. Além de uma pendência relativa ao mês de dezembro de 2022. A dívida acumulada chega a R$ 15 milhões. Além de atrasos no pagamento e a tarifa não remunerar os serviços prestados.

A empresa também relatou que ainda está arcando com investimentos, no valor de R$ 13 milhões, para atender a decisão judicial que prorrogou as operações do aterro até o dia 30 de novembro. Ainda segundo a Guamá Tratamento de Resíduos, o aterro não tem mais capacidade econômica e financeira de atender a Prefeitura Municipal de Belém.

Ainda no mesmo dia, foi feito um acordo entre a empresa e a Prefeitura de Belém. O acesso dos caminhões que transportam lixo da capital foi liberado após a prefeitura procurar a empresa e apresentar uma proposta de pagamento.

Leia também: