Vídeo: mergulhador explica trabalho de resgate dos garimpeiros em Canaã dos Carajás

No vídeo, o trabalhador detalha que havia dois poços no local. O primeiro, com 90 metros de profundidade, foi utilizado para o resgate. O segundo, onde os trabalhadores ficaram presos, tinha 50 metros e era interligado ao primeiro.

O mergulhador do Corpo de Bombeiros, identificado como Valdemir, divulgou um vídeo em suas redes sociais explicando como foi o trabalho de resgate dos três garimpeiros que ficaram soterrados em uma mina ilegal na Vila Nova Jerusalém, no município de Canaã dos Carajás. O acidente ocorreu na madrugada de sexta-feira (24), quando uma caixa de contenção cedeu, bloqueando a saída dos trabalhadores. Após mais de 40 horas de operação, eles foram resgatados com vida na noite de sábado (25).

No vídeo, Valdemir detalha que havia dois poços no local. O primeiro, com 90 metros de profundidade, foi utilizado para o resgate. O segundo, onde os trabalhadores ficaram presos, tinha 50 metros e era interligado ao primeiro. Segundo o mergulhador, o poço mais profundo possuía uma gruna no final, onde funcionavam as bombas de esgotamento, o que exigiu a atuação da equipe de mergulhadores.

Ainda conforme o bombeiro, o único acesso aos garimpeiros estava inundado, tornando necessário um mergulho por um caminho estreito até uma caverna. Após ultrapassar esse ponto, os resgatistas conseguiram alcançar os trabalhadores, que precisaram utilizar os equipamentos dos bombeiros para refazer o percurso e, assim, serem retirados com segurança.

Confira:

Ver no Threads

Leia também: