O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cometeu um deslize ao mencionar a sede da COP30 durante entrevista à Rádio Diário FM nesta quarta-feira (12). Ao tratar do evento, que acontecerá em Belém, no Pará, em novembro, ele citou o Amapá como local da conferência climática.
“Vamos fazer a COP30 na qual o Amapá vai se colocar como um estado exemplo de preservação ambiental. O Macapá possivelmente sendo o estado brasileiro com menos desmatamento nesse instante”, afirmou Lula. Ele também reforçou a importância da Amazônia para o debate climático: “Quando nós decidimos fazer a COP no Amapá, era porque a gente queria: parem de falar da Amazônia e venham conhecer”.
Além da confusão entre os estados, o presidente defendeu a necessidade de financiamento internacional para a preservação da floresta e destacou a realidade das populações locais. “Não achem que lá só tem mato, não. Embaixo de cada copa de árvore tem um trabalhador, um seringueiro, um pescador, um pequeno proprietário. E essa gente precisa ser respeitada e precisa de dinheiro”, disse.
Leia também:
Deixe um comentário