Vídeo: fenômeno meteorológico assusta moradores de Curuçá

Segundo o especialisa, o fenômeno observado é um "microtornado". Entenda o que é e os riscos:

Um fenômeno meteorológico intrigante chamou a atenção dos moradores de Curuçá, no nordeste do Pará, nesta quinta-feira (23). Imagens feitas por populares mostram o que aparenta ser um princípio de tornado, acompanhado de ventos fortes que causaram apreensão na região.

Para esclarecer o ocorrido, nossa equipe conversou com José Raimundo, coordenador e meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Ele explicou que o fenômeno observado é um “microtornado”. “As nuvens apresentaram rotação, formando a chamada nuvem funil, mas aparentemente não tocaram o solo. A velocidade dos ventos estimada foi inferior a 60 km/h”, detalhou o especialista.

José Raimundo acrescentou que, embora esses pequenos tornados não representem grande risco, em áreas urbanas, podem causar levantamento de telhas e telhados devido às rajadas de vento que se aproximam do solo. “Recentemente, tivemos casos semelhantes em Ananindeua e em Ourém. Esses fenômenos ocorrem quando há nuvens do tipo cúmulo-nimbo e o dia começa com sol pela manhã. O levantamento do ar quente, combinado com o ar frio da nuvem, provoca redemoinhos que, em algumas ocasiões, causam destelhamentos em faixas de 100 a 200 metros.”

Embora não seja comum, José Raimundo destacou que eventos como este têm ocorrido com maior frequência em áreas pontuais, mas não indicam riscos significativos.

A previsão do INMET para os próximos dias em Curuçá inclui chuvas leves, porém prolongadas, com poucas interrupções, um padrão climático semelhante ao observado em Belém e em grande parte do estado do Pará.

Apesar do impacto visual do fenômeno, autoridades locais não relataram danos ou incidentes relacionados.

Leia também: