Vídeo: chuva causa alagamento no Hospital Abelardo Santos

Nas imagens, é possível ver que parte do forro desabou, causando alagamento e assustando pacientes e equipe do hospital.

print do vídeo
Reprodução / Redes Sociais

Na manhã desta sexta-feira (29), circulou na web um vídeo mostrando as condições do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos durante a chuva de ontem (28). Nas imagens, é possível ver que parte do forro cedeu com a força da água, alagando o hospital e assustando pacientes e funcionários.

Confira:

Nossa equipe entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que informou por meio de nota que o incidente não afetou o funcionamento da unidade e que a equipe de manutenção 24h do hospital fez o reparo na estrutura imediatamente. Ninguém se feriu.

Na última quarta-feira (25), publicamos matéria com um vídeo também gravado dentro do mesmo hospital, o maior do Pará, que mostra diversas crianças chorando e pais reclamando. O motivo da confusão, segundo testemunhas, seria a grande quantidade de bebês para serem atendidos e o pouco número de médicos disponíveis no hospital. A PM foi chamada para conter os momentos de tensão entre funcionários e pais das crianças que aguardavam atendimento.

O Hospital Aberlardo Santos teve a construção dos seus 10 andares feita pelo ex-governador Simão Jatene, que chegou a visitá-lo em seu último ato de governo, no dia 30 de dezembro de 2018. Ainda faltavam ser instalados geradores de energia; o centro de esterilização de materiais; a farmácia hospitalar e outras instalações de infraestrutura indispensáveis ao funcionamento do hospital. A inauguração coube ao atual governador Helder Barbalho (MDB), nove meses depois de assumir seu primeiro mandato.

De lá pra cá, incêndios, protestos e uma série de problemas são apontados pelos pacientes e seus familiares, que não conseguem ter garantidos seus direitos a um bom atendimento nas dependências do hospital, que custou uma fortuna aos contribuintes paraenses.

Leia também: