O quinto viaduto da Região Metropolitana de Belém foi entregue pelo Governo do Estado no final de semana. No cruzamento da Rodovia Mário Covas com a Avenida Independência, no bairro do Coqueiro, em Ananindeua, o equipamento de mobilidade urbana pretende facilitar a fluidez do trânsito na região.
Com 350 metros de cumprimento, 14 de largura e 5,5 de altura, o viaduto leva o nome do Pastor Gilberto Marques, líder religioso que faleceu em 2024, aos 81 anos.
A expectativa é que a obra beneficie cerca de 30 mil pessoas que passam pelo local diariamente. No ato da entrega, o Governador do Estado, Helder Barbalho, destacou, entre outras coisas, a não utilização de semáforo no local, que, segundo ele, “geravam congestionamentos” no cruzamento entre as ruas.
“Este viaduto retira diversos semáforos que geravam congestionamentos. Com esta obra, não será mais necessário o uso de semáforos para quem se desloca da rodovia BR-316 até a Augusto Montenegro, nem para quem utiliza a Avenida Independência no mesmo sentido”, ressaltou.
Nos últimos dois anos, cinco viadutos foram entregues pelo Governo do Estado na Região Metropolitana de Belém. Além deste, estão em funcionamento: o viaduto da BR-316 com a Avenida Ananin, em Ananindeua (julho de 2023); viaduto da BR-316 com a Alça Viária, em Marituba (dezembro de 2024); viaduto da BR-316 com a Avenida Independência, em Ananindeua (abril de 2025); e o viaduto da Avenida Mário Covas com a Avenida Três Corações, em Belém (maio de 2025).
No próximo sábado, o Governo do Estado vai entregar à população o BRT Metropolitano, sistema de ônibus rápido que vai ligar Belém à Castanhal com o pagamento de apenas uma passagem para ir e uma para voltar.
Nesta terça-feira, 28, será apresentado todo o sistema que vai integrar o BRT Metropolitano. Ao todo, 260 ônibus novos – sendo 40 elétricos – com Wi-Fi e ar condicionado vão compor a frota do BRT.
O serviço vai atender ainda as cidades de Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara e Santa Izabel do Pará.
Leia também:
BRT Metropolitano será entregue dia 1° de novembro e vai integrar Belém à Castanhal












Deixe um comentário