A crise do lixo em Belém do Pará está provocando discussões em todos os âmbitos. E claro que a Câmara Municipal também entraria no debate. No dia de ontem (22) até a base aliada ao prefeito Edmilson Rodrigues (Psol) fez críticas sobre como o gestor vem tomando conta desta crise. A vereadora Silvia Leticia (Psol), do mesmo partido que Edmilson, pediu a saída da secretária de saneamento do município, Ivanise Gasparini, indicada pelo PT.
O fala da vereadora foi feita durante a votação do projeto que aprovou uma viagem internacional de Edmilson, do dia 28 ao dia 7 de dezembro. O prefeito irá para Dubai, onde participa da COP 28, que antecede a COP 30, em Belém.
Silvia afirmou que a saída do prefeito da capital se dá em um momento importante. “O Edmilson vai sair daqui pra Dubai em um momento muito crucial da cidade, como resolver, por exemplo, a situação da Sesan (Secretaria Municipal de Saneamento). Nós vamos protocolar um pedido de saída da secretária Ivanise Gasparini, que não tá dando conta de resolver os problemas emergenciais. O Edmilson tem que resolver”, disse.
Veja o discurso completo da vereadora:
Em uma nota divulgada no último dia 18 de novembro, a Prefeitura de Belém esclareceu a população sobre a grave crise de coleta de lixo que a capital vem passando nas últimas semanas. A gestão feita pelo prefeito Edmilson Rodrigues admite que o problema é grande e lamenta os transtornos.
Leia também:
O lixo de Belém tem jeito basta investir em educação ambiental