Veja todos os grupos da Copa do Mundo de 2026 - Estado do Pará Online

Veja todos os grupos da Copa do Mundo de 2026

Sorteio realizado nos Estados Unidos organiza a primeira fase e marca o início da corrida mundial pelo título

FIFA.com

O sorteio da Copa do Mundo de 2026, feito em Washington, reorganizou o cenário do futebol internacional e distribuiu as seleções pelos 12 grupos que compõem a maior edição da história do torneio. O evento, marcado por cerimônia enxuta e clima de expectativa, colocou o Brasil em uma chave que reunirá estilos de jogo bastante distintos.

A Seleção já sabe quando entra em campo. A estreia será em 13 de junho, um sábado, em uma das cidades do Leste dos Estados Unidos, região que concentrará os compromissos brasileiros na primeira fase. A tabela com horários e estádios definitivos só será publicada pela Fifa neste sábado, 6, mas o Brasil já trabalha com o trio de confrontos que terá pela frente.

O Mundial abrirá dois dias antes, com México x África do Sul, no mítico Estádio Azteca, retomando uma rivalidade que inaugurou a Copa de 2010. A final está marcada para 19 de julho, no MetLife Stadium, em New Jersey.

A expansão para 48 participantes redesenhou a competição: agora são 12 grupos de quatro seleções, com dois classificados diretos e mais oito terceiros colocados avançando ao mata-mata. A mudança elevou a quantidade de jogos para 104 partidas até o novo campeão ser coroado.

As chaves foram montadas a partir de quatro potes definidos pelo ranking da Fifa. Os três países-sede, Estados Unidos, México e Canadá, já tinham lugares assegurados nos grupos A, B e D. O restante seguiu o modelo tradicional, respeitando o limite de apenas uma seleção por confederação em cada grupo, exceto a Uefa, que pode ter duas representantes por chave.

Ainda há vagas em aberto. Seis seleções serão confirmadas apenas em março, por meio de duas repescagens: quatro vagas europeias e duas intercontinentais, que envolvem equipes de diferentes continentes.

Com as bolinhas reveladas, começam também as projeções. Caso o Brasil lidere a chave, enfrentará o segundo colocado do Grupo F, que reúne uma potência europeia, uma seleção asiática e adversários já habituados ao cenário mundial.

A definição detalhada do calendário, segundo a Fifa, levará em conta fusos horários, deslocamentos e a tentativa de privilegiar transmissões ao vivo para o maior número possível de torcedores. A entidade fará nova transmissão neste sábado para anunciar a grade completa da fase de grupos.

Confira os grupos

  • GRUPO A: México, África do Sul, Coreia do Sul e Repescagem Europa D (República Tcheca, Irlanda, Dinamarca ou Macedônia do Norte);
  • GRUPO B: Canadá, Repescagem Europa A (Itália, Irlanda do Norte, País de Gales ou Bósnia) Catar e Suíça;
  • GRUPO C: Brasil, Marrocos, Haiti e Escócia;
  • GRUPO D: Estados Unidos, Paraguai, Austrália e Repescagem Europa C (Turquia, Romênia, Eslováquia ou Kosovo);
  • GRUPO E: Alemanha, Curaçao, Costa do Marfim e Equador;
  • GRUPO F: Holanda, Japão, Europa B (Ucrânia, Suécia, Polônia ou Albânia) e Tunísia;
  • GRUPO G: Bélgica, Egito, Irã e Nova Zelândia;
  • GRUPO H: Espanha, Cabo Verde, Arábia Saudita e Uruguai;
  • GRUPO I: França, Senegal, Repescagem Intercontinental 2 (Bolívia, Suriname ou Iraque) e Noruega;
  • GRUPO J: Argentina, Argélia, Áustria e Jordânia;
  • GRUPO K: Portugal, Repescagem Intercontinental 1(RD Congo, Jamaica ou Nova Caledônia) Uzbequistão e Colômbia;
  • GRUPO L: Inglaterra, Croácia, Gana e Panamá.

Leia Mais: