O Papa Leão XIV não poderá participar pessoalmente da 30ª Conferência das Partes (COP 30), que ocorrerá em Belém entre 10 e 21 de novembro de 2025, devido às celebrações do Jubileu. Em seu lugar, o Vaticano enviará uma delegação de alto nível, liderada pelo cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, e pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro.

A comitiva incluirá membros de dicastérios (órgãos de administração da Igreja Católica) e leigos, responsáveis por áreas como Desenvolvimento Humano Integral e Comunicação. A Arquidiocese de Belém coordenará toda a logística e hospedagem, que ocorrerá em uma casa de retiros católica na capital, garantindo o acesso da delegação à Blue Zone e Green Zone da COP 30.
Além da participação oficial, a Igreja promoverá o programa “Igreja na COP 30”, de 11 a 16 de novembro, em quatro polos da Região Metropolitana de Belém:
- Polo social (Colégio Santa Catarina de Sena): movimentos sociais, ONGs e congregações;
- Polo educação e saúde (Faculdade Católica de Belém): universidades e pastoral da saúde;
- Polo juventude (Icoaraci): atividades voltadas para jovens;
- Polo sustentabilidade (Santa Bárbara): paróquias e comunidades locais.
Entre as atividades, destaca-se a Caminhada dos Mártires da Casa Comum, em 12 de novembro, do Colégio Santa Catarina de Sena à Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré. O objetivo da iniciativa é fortalecer a Pastoral da Ecologia Integral e promover a “conversão ecológica”, incentivando reflexão e engajamento comunitário frente aos desafios socioambientais.
Leia Também:
Deixe um comentário