UFPA promove roteiro Geo-Turístico de aniversário do Ver-o-Peso

O programação acontece neste domingo (7) e as inscrições são gratuitas. A iniciativa é uma homenagem ao aniversário do Ver-o-Peso, que completou 397 anos.

pessoas reunidas em frente a igreja
Divulgação UFPA

Neste domingo (7), o Grupo de Pesquisa de Geografia do Turismo da Faculdade de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPA (GGEOTUR) convida a comunidade a participar do Projeto de Extensão da UFPA intitulado “Roteiro Geo-Turístico do Complexo do Ver-o-Peso ao Porto”.

A professora da UFPA e coordenadora do projeto, Maria Goretti, comentou que o objetivo da programação “é falar do Ver-o-Peso, do patrimônio da cidade, falar dos patrimônios materiais e imateriais da natureza”. O circuito será a pé pelo mercado e pelo complexo. “A importância de promover essa caminhada no patrimônio é para que as pessoas conheçam o seu patrimônio, a gente só pode lutar pela preservação, defender o que a gente conhece, tem que conhecer a nossa história, nós temos que conhecer a nossa cultura, a nossa memória”, destacou a professora.

A saída está marcada para o Hall de entrada no Terminal Turístico da Estação das Docas, junto ao Portão da Avenida Boulevard Castilho França, às 8h30, ao lado do Ver-o-Peso. A iniciativa é uma homenagem ao Aniversário do Ver-o-Peso, que completa 397 anos no último dia 27 de março.

Este evento faz parte da programação da 50ª Edição do Projeto Circular e oferece 100 vagas, porém, as vagas são limitadas.

O percurso inclui visitas à Praça do Pescador, Feira do Ver-o-Peso, Pedra do Peixe e Doca do Ver-o-Peso, Mercado de Peixe, Solar da Beira, Erveiras, Mercado de Carne, Rua XV de Novembro, Igreja e Largo das Mercês, Boulevard Castilho França, Praça dos Estivadores e Point do Açaí.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do link: https://forms.gle/1XqX9gGNWJo9xBbK7.

Algumas observações e recomendações importantes foram destacadas pela organização do evento:

  1. Os participantes devem usar tênis, boné, protetor solar e roupas leves.
  2. O roteiro será realizado a pé pelas ruas e não inclui visitas internas aos prédios. O término está previsto para o meio-dia.
  3. O evento ocorrerá mesmo em caso de chuva, portanto, é recomendável levar guarda-chuva e capa de chuva.

Leia também: