UFPA promove demonstração com barcos elétricos no Rio Sapocajuba para destacar tecnologia e sustentabilidade

A atividade marcada pra esta quinta-feira (12), começará às 7h30 com a instalação de barcos de nautimodelismo no rio. Às 8h, haverá uma explicação sobre o processo de revitalização do Sapocajuba, seguida pela navegação das embarcações elétricas.

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Observatório da Costa Amazônica (OCA), realizará uma demonstração de navegabilidade do Rio Sapocajuba, afluente do Rio Guamá, utilizando embarcações elétricas desenvolvidas por estudantes de Engenharia Mecânica. O evento está marcado para a próxima quinta-feira (12), a partir das 8h, com ponto de encontro em frente ao prédio da Faculdade de Farmácia, no Setorial da Saúde.

A iniciativa, organizada pelo OCA, sediado no Laboratório de Pesquisa em Monitoramento Ambiental Marinho (LAPMAR), busca integrar tecnologia e conscientização ambiental. “Os barcos elétricos são revolucionários e ilustram a transição energética que estamos vivendo”, afirma Sury Monteiro, coordenadora do Eixo Social do Observatório. A programação, voltada inicialmente para estudantes das Faculdades de Oceanografia, Engenharia Mecânica e Terapia Ocupacional, será aberta à comunidade em geral.

Revitalização e valorização do Rio Sapocajuba

Cortando o campus Guamá da UFPA, o Rio Sapocajuba conecta o Setorial Profissional ao Setorial da Saúde, mas foi, por muito tempo, ignorado como um recurso natural significativo. Desde 2021, ações de “descortinamento” vêm destacando sua importância ecológica e diversidade. O projeto de revitalização inclui a recuperação de suas margens e a adoção de tecnologias sociais que aliam sustentabilidade e baixo custo.

“A navegação é um dos meios de transporte mais importantes no Pará, e nossos rios são essenciais para a sociedade e a economia. Apresentar tecnologias como as embarcações elétricas reforça o reconhecimento do potencial desses rios e a excelência científica da UFPA”, destaca Sury. Ela também ressalta que rios como o Sapocajuba “não são canais artificiais, mas sim ecossistemas vivos, sustentando aves, peixes e crustáceos, e podem ser usados de forma sustentável quando alinhamos conhecimento, tecnologia e respeito à natureza”.

Programação

A atividade começará às 7h30 com a instalação de barcos de nautimodelismo no rio. Às 8h, haverá uma explicação sobre o processo de revitalização do Sapocajuba, seguida pela navegação das embarcações elétricas. O evento também contará com a apresentação das diversas práticas realizadas no âmbito do projeto.

O evento busca atrair atenção para as possibilidades de integração entre ciência, inovação e preservação ambiental, evidenciando o papel da UFPA como protagonista na defesa dos recursos naturais e no desenvolvimento de soluções sustentáveis.

Leia também: