A Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Prefeitura de Altamira assinaram um convênio que garante a concessão de refeições a preço simbólico para estudantes em situação de vulnerabilidade social. A medida assegura 200 almoços diários, ao custo de apenas R$ 1 por refeição, reforçando a política de permanência estudantil no campus da UFPA no município.
O programa será viabilizado em parceria com a prefeitura, que disponibilizará a estrutura dos dois Restaurantes Populares de Altamira para o fornecimento das refeições. A ação busca combater a insegurança alimentar e permitir que os estudantes possam se dedicar aos estudos com mais tranquilidade e dignidade.
“Sabemos que muitos estudantes enfrentam desafios para se manter na universidade. Esta parceria é essencial para assegurar alimentação de qualidade, permitindo que sigam firmes em seus estudos”, destacou o reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva, durante a cerimônia de assinatura.
Compromisso com a permanência no ensino superior
A iniciativa faz parte de um conjunto de ações da UFPA voltadas à ampliação da assistência estudantil, reafirmando o compromisso institucional com o acesso e a permanência no ensino superior. Para o reitor, trata-se de uma política histórica:
“É uma ação fundamental para garantir que nossas e nossos estudantes possam permanecer na universidade. E queremos avançar para levar esse direito a todos os nossos campi”, completou.
Cerimônia contou com autoridades locais e da comunidade acadêmica
Além do reitor da UFPA e do prefeito de Altamira, Loredan Mello, também participaram do evento o coordenador do Campus de Altamira, Djair Ribeiro; o prefeito Multicampi da UFPA, Eliomar Azevedo do Carmo; a procuradora federal chefe da Procuradoria Federal junto à UFPA, Fernanda Monte Santo; e a secretária municipal de Assistência e Promoção Social, Eunédia Araújo.
Representando os estudantes, estiveram presentes o presidente do Diretório Acadêmico da UFPA em Altamira, Rafael Filgueiras, e a suplente-geral do DCE, Hellen Freitas, além de outros membros da comunidade acadêmica e representantes da gestão municipal.
Leia também:
Deixe um comentário