UFOPA abre seleção com mais de 2 mil vagas em oito cidades do Pará - Estado do Pará Online

UFOPA abre seleção com mais de 2 mil vagas em oito cidades do Pará

Seleção usará notas do Enem de 2022 a 2025 e inclui bônus regional de 20% para estudantes do Oeste do Estado.

Lenne Santos / Ufopa

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) abriu inscrições para o Processo Seletivo Regular Unificado (PSR 2026), oferecendo 2.014 vagas em 59 cursos de graduação distribuídos entre Santarém e outros sete municípios da região. A novidade deste ano é a inclusão de 14 novos cursos, entre eles Jornalismo e Turismo, ampliando as oportunidades no interior do estado.

Os interessados poderão usar as notas do Enem obtidas entre 2022 e 2025, sem necessidade de pagamento de taxa. As inscrições ocorrem de 16 de outubro de 2025 a 16 de janeiro de 2026, exclusivamente pelo site psr2026.ufopa.edu.br.

Entre as graduações ofertadas estão Medicina, Direito, Engenharia de Produção, Administração, Farmácia e várias licenciaturas em áreas como Matemática, História e Biologia. A maior parte das vagas, 1.332 ao todo, está concentrada em Santarém, enquanto as demais 682 são distribuídas pelos campi de Óbidos, Oriximiná, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Alenquer e Rurópolis.

Um dos diferenciais do processo é o bônus de 20% na nota final para estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escolas da região de abrangência da universidade, que inclui 21 municípios, como Itaituba, Almeirim, Novo Progresso, Mojuí dos Campos e Alenquer.

Este ano o processo seletivo mantém a bonificação regional que é um acréscimo de 20% na nota dos alunos que cursaram integralmente o Ensino Médio na região de abrangência da UFOPA, além de ofertar 14 novos cursos, sendo oito nos campi regionais e seis em Santarém. Também atendemos a lei de cotas, e teremos procedimentos adicionais como perícia médica e heteroidentificação para cotas específicas”, destacou a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Carla Marina Paxiúba.

Metade das vagas é reservada para o sistema de cotas sociais, voltado a estudantes de escolas públicas, com critérios de renda e autodeclaração para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência (PcD).

O jovem Mateus Castro Vieira, de 17 anos, estudante da Escola Ezeriel Mônico de Matos, em Santarém, está entre os que se preparam para o Enem com a esperança de conquistar uma vaga. “É a nossa porta de entrada no mercado de trabalho”, afirma.

O resultado da primeira chamada está previsto para 21 de janeiro de 2026, e o período de habilitação vai de 26 de janeiro a 4 de fevereiro. As aulas estão programadas para começar em 4 de março de 2026.

Leia Mais: