A Universidade do Estado do Pará (Uepa) realiza nesta quarta-feira (10) a Feira Vocacional – Prosel 2026, com entrada gratuita e programação voltada à comunidade em geral. O evento acontece das 9h às 17h, no Centur, localizado na avenida Gentil Bittencourt, nº 650, bairro de Nazaré, em Belém.
A iniciativa oferece orientação profissional, atividades culturais e informações sobre os cursos de graduação da instituição. Os visitantes poderão conhecer estandes de cursos e programas como Universidade Aberta do Brasil, Parfor e Forma Pará, além de participar do Teste Vocacional, que auxilia na escolha da carreira.
A programação cultural inclui apresentações do Coral de Libras, formado por alunos do curso de Letras Libras; da Bateria Búfalos, com acadêmicos de Medicina; atividades de Educação Física; e, ao final, o Coral Madrigal da Uepa. Também haverá rodas de conversa sobre temas como “Saúde mental e projetos de vida na universidade” e “Acesso, acessibilidade e inclusão no Ensino Superior”.
O evento faz parte das ações de divulgação do Processo Seletivo 2026 da Uepa (Prosel 2026) e busca aproximar a universidade da sociedade, incentivando jovens e adultos a conhecerem mais sobre a formação superior e as possibilidades de futuro que a educação oferece.
Processos seletivos
Atualmente, a Uepa recebe inscrições para três processos seletivos:
- Licenciatura em Letras-Libras e Licenciatura em Música – inscrições até 18 de setembro, com provas específicas conforme os editais.
- Processo Seletivo 2026 para os demais cursos – inscrições até 25 de setembro, utilizando exclusivamente a nota do Enem 2025.
As provas do Enem ocorrerão nos dias 9 e 16 de novembro e 30 de novembro e 7 de dezembro, em Belém, Ananindeua e Marituba, em razão da realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2025 na capital paraense.
A estudante de Medicina da Uepa, Lorena de Souza Pinto, que entrou na universidade por meio do Enem, destaca a importância da educação. “Acreditem no potencial de vocês, nunca desistam dos seus sonhos e invistam sempre na educação, porque por meio dela será possível alcançar lugares que vocês jamais imaginaram”, afirma.
Lorena foi uma das 116 estudantes premiadas pelo MEC em 2025 por seu desempenho no Enem, e reforça que cursar medicina em universidade pública é uma responsabilidade que busca transformar vidas, especialmente em comunidades que mais precisam.
Leia também:
Deixe um comentário