Uepa prorroga inscrições do Prosel 2026; confira a nova data - Estado do Pará Online

Uepa prorroga inscrições do Prosel 2026; confira a nova data

Seleção oferece 3.868 vagas em quase 100 cursos de graduação; indígenas e quilombolas contam com processo específico

Marcelo Rodrigues/Ascom Uepa

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) estendeu o prazo para inscrições no Processo Seletivo 2026 (Prosel). Os interessados têm até a próxima segunda-feira, 6 de outubro, para garantir participação exclusivamente pelo site prosel.uepa.br/prosel2026.

O Prosel utilizará as notas do Enem 2025 como critério de classificação e oferece 3.868 vagas distribuídas em quase 100 cursos de graduação, presentes em cinco campi da capital e em mais 18 municípios do interior.

Isenção da taxa

Estudantes e egressos de escolas públicas do Pará, pessoas em situação de vulnerabilidade econômica, servidores da Uepa (e seus dependentes) e candidatos com deficiência (PcDs) podem solicitar isenção da taxa de inscrição também até 6 de outubro. Para quem não se enquadra nos critérios, o pagamento poderá ser feito até 21 de outubro. Todas as normas estão no Edital 97-2025, disponível no portal da instituição.

Calendário do Enem

As provas do Enem ocorrerão em quatro datas: 9 e 16 de novembro, além de 30 de novembro e 7 de dezembro. Neste ano, Belém, Ananindeua e Marituba receberão os exames em dias distintos devido à realização da COP30 na capital paraense.

Processo específico para indígenas e quilombolas

Paralelamente ao Prosel, segue aberto até 17 de outubro o período de inscrição para o Processo Seletivo Específico para Indígenas e Quilombolas (prosel.uepa.br/proselqi26).

Essa seleção, regulamentada pelo Edital 99-2025, é voltada a candidatos que já concluíram o Ensino Médio e que apresentem comprovação de identidade étnica indígena ou declaração de pertencimento a comunidade quilombola.

A prova será aplicada em 14 de dezembro, com questões de Língua Portuguesa, Matemática e uma redação. São 208 vagas disponíveis, sendo uma para indígenas e outra para quilombolas em cada um dos 104 cursos ofertados pela Uepa.

Este é o segundo ano consecutivo em que a instituição promove a seleção diferenciada, fortalecendo sua política de inclusão e ampliando o acesso ao ensino superior.

Leia Mais: