A Universidade do Estado do Pará (Uepa) está entre as instituições participantes do Mestrado Profissional em Rede em Processos e Tecnologias Educacionais (ProfEducatec), iniciativa reconhecida pela Capes e voltada à qualificação de docentes da Educação Básica. O ingresso será definido por processo seletivo nacional coordenado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
As inscrições seguem abertas até 15 de outubro, exclusivamente pelo site da UEA. O curso tem início previsto para março de 2026, no campus de Ananindeua, e terá duração de dois anos.
No total, o ProfEducatec oferece 110 vagas em todo o país. Destas, 76 são de ampla concorrência e 34 reservadas para ações afirmativas. Na Uepa, estão disponíveis 10 oportunidades – oito para ampla concorrência e duas destinadas a candidatos PcD ou autodeclarados negros, pardos, indígenas ou quilombolas.
O mestrado prevê carga de 300 horas em disciplinas, além de pesquisa e produção técnica. Os trabalhos acadêmicos poderão ser desenvolvidos em duas áreas de concentração: Tecnologias Educacionais para a Educação Básica e Processos Inovadores e Culturas Digitais na Educação Básica. A partir delas, o curso se organiza em quatro linhas de pesquisa que abrangem desde metodologias ativas até o uso de culturas digitais e multiletramentos.
O processo seletivo terá quatro fases: homologação da inscrição, análise documental com pontuação curricular, avaliação da proposta de pesquisa e entrevista individual. Para ser aprovado, o candidato precisará atingir mínimo de 70 pontos na proposta e na entrevista.
Podem se inscrever apenas professores da rede pública (municipal, estadual ou federal) que estejam em sala de aula e possuam graduação em licenciatura. É obrigatório apresentar documentação comprobatória, proposta de pesquisa de 5 a 7 laudas e tabela de pontuação curricular. A taxa de inscrição custa R$ 130, com possibilidade de isenção para PcD ou inscritos no CadÚnico.
O corpo docente da Uepa no ProfEducatec reúne pesquisadores como Reginaldo de Oliveira Corrêa Junior, Bianca Venturieri, Wanderson Alexandre da Silva Quinto, Luely Oliveira da Silva, Fábio José da Costa Alves, Natália Karina Nascimento da Silva, Thiago Nicolau Magalhães de Souza Conte e André Monteiro Diniz.
Para a professora Luely Oliveira da Silva, coordenadora do programa na instituição, a participação da Uepa reafirma o compromisso com a modernização pedagógica. Segundo ela, o mestrado “valoriza o trabalho docente e amplia as possibilidades de inovação no ensino e na aprendizagem”.
Serviço
📌 Inscrições: 16/09 a 15/10/2025, pelo site da UEA
📌 Vagas na Uepa: 10 (8 ampla concorrência + 2 ações afirmativas)
📌 Público-alvo: professores da Educação Básica da rede pública com licenciatura
📌 Local: Campus de Ananindeua
📌 Início das aulas: março/2026
Deixe um comentário