Tudo na santa paz, amém! Helder Barbalho entrega hotel nas mãos dos Maioranas

O acordo uniu escancaradamente as famílias Maiorana e Barbalho, anteriormente rivais com frequentes confrontos através de seus veículos de comunicação, os maiores do estado.

Hotel que será construído pelos maioranas
Reprodução/Agência Pará. O empreendimento será feito pela Roma Incorporadora, que pertence ao empresário Rominho Maiorana

Parceria de sucesso! Nesta quarta-feira (10), o governo do Pará firmou um contrato de cessão do antigo prédio da Receita Federal para a iniciativa privada. O objetivo é transformar o edifício em um hotel de luxo, visando atender os visitantes da COP 30, que ocorrerá em Belém em novembro de 2025.

O acordo uniu escancaradamente as famílias Maiorana e Barbalho, anteriormente rivais com frequentes confrontos através de seus veículos de comunicação, os maiores do estado. O contrato foi assinado por Giovanni Maiorana, vice-presidente do Grupo Roma, envolvido em um incidente de 2018 no qual, visivelmente alcoolizado, atropelou e matou duas pessoas.

O edifício de 18 andares, com 2.709,00 m², foi destruído por um incêndio em 2012 e permaneceu desocupado desde então. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos cedeu o local ao governo do Pará para ser transformado em hotel.

Condições do acordo

Em troca da cessão do espaço, o governo do estado receberá 2% dos lucros do hotel pelos próximos 33 anos. Após uma licitação, a Roma Incorporadora foi escolhida para reconstruir o edifício, que abrigará um hotel da rede portuguesa Tivoli. Fundado em 1933, o Tivoli possui unidades em vários países da Europa, além da China e do Brasil.

Tudo na santa paz, amém!

Rômulo Maiorana, utilizando os veículos das Organizações Maiorana, frequentemente atacava a família Barbalho, acusando-os de corrupção. Por outro lado, os veículos do sistema de comunicação RBA, de propriedade de Helder Barbalho, também acusavam a família Maiorana de envolvimentos ilícitos com governos do PSDB. Atualmente, as duas famílias estão em paz e colaborando lucrativamente com a gestão pública.

O imponente projeto

O novo hotel, localizado na Rua Gaspar Viana, substituirá o antigo prédio da Receita Federal. Com 255 apartamentos, incluindo uma suíte presidencial de 230 metros quadrados e seis suítes executivas de 70 metros quadrados, o hotel também contará com três restaurantes (um especializado na culinária paraense), um terraço, um café-bar, área de piscinas e um SPA.

Próximo ao Porto Futuro II, uma outra obra de desenvolvimento urbano e turismo do governo do estado no bairro do Reduto, o novo hotel está estrategicamente posicionado para atrair turistas e participantes da COP 30.

Leia também: