O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (9) que vai aplicar uma tarifa de 50% sobre as importações vindas do Brasil. A medida, segundo ele, começa a valer a partir de 1º de agosto e está ligada tanto a questões comerciais quanto políticas.
Em carta publicada na rede Truth Social e direcionada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Trump cita diretamente o Supremo Tribunal Federal (STF) como um dos motivos para a decisão. Ele criticou a forma como o ex-presidente Jair Bolsonaro vem sendo tratado no Brasil, chamando os processos contra o aliado de “caça às bruxas”.
“Conheci e respeitei Bolsonaro. O que estão fazendo com ele é uma vergonha internacional. Esse julgamento precisa parar imediatamente”, escreveu o norte-americano.
Além do apoio político, Trump também acusou o STF de atingir a liberdade de expressão de empresas dos EUA ao emitir decisões que classificou como “secretas e ilegais” contra plataformas de redes sociais digitais. Para ele, o tribunal ameaça diretamente interesses norte-americanos ao impor multas e ameaças de banimento a empresas de tecnologia.
A nova tarifa, de acordo com Trump, seria uma resposta a essa postura e ao que chamou de “barreiras injustas” do Brasil nas relações comerciais bilaterais. Ele afirmou que os EUA têm sido prejudicados por práticas brasileiras e defendeu que empresas do país sul-americano levem as operações para território americano.
“Em parte devido aos ataques insidiosos do Brasil contra as eleições livres e os direitos fundamentais de liberdade de expressão dos americanos (como recentemente ilustrado pelo Supremo Tribunal Federal do Brasil, que emitiu centenas de ordens de censura SECRETAS e ILEGAIS a plataformas de mídias sociais dos EUA, ameaçando-as com multas de milhões de dólares e expulsão do mercado brasileiro), a partir de 1º de agosto de 2025, os EUA imporão ao Brasil uma tarifa de 50% sobre qualquer envio de produtos brasileiros aos Estados Unidos, além de todas as tarifas setoriais.”
Trump ainda alertou que, caso o Brasil reaja com medidas semelhantes, os EUA vão responder com tarifas proporcionais. Ele também autorizou o início de uma investigação formal contra o Brasil por meio da Seção 301 da lei comercial americana, usada historicamente em disputas comerciais estratégicas.
Essa foi a tarifa mais alta anunciada por Trump em uma série de medidas recentes voltadas ao comércio exterior. E, politicamente, é a primeira diretamente conectada a questões internas de outro país.
Deixe um comentário