O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, protagonizou um momento tenso durante uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (27), ao chamar uma repórter de “idiota” após ser questionado sobre o caso do afegão acusado de atirar contra dois soldados da Guarda Nacional em Washington D.C.
A jornalista perguntou por que Trump insiste em culpar seu antecessor, o democrata Joe Biden, pela entrada do afegão Rahmanullah Lakanwal no país — narrativa que o governo republicano tem reforçado desde o ataque ocorrido a poucos metros da Casa Branca, que resultou na morte de uma soldada e deixou outro militar em estado crítico.
A repórter também lembrou que o próprio Departamento de Justiça, sob a gestão atual, afirmou neste ano que afegãos que chegaram aos EUA a partir de 2021, por meio de um programa para refugiados de áreas de conflito, tiveram seus antecedentes devidamente checados. A observação contrariou alegações repetidas por Trump desde o episódio.
O presidente, visivelmente irritado, voltou a responsabilizar Biden pela entrada de Lakanwal e atacou a repórter verbalmente: “Você é idiota? Você é idiota, pessoa? Porque ele [o afegão] veio em um avião com milhares de outras pessoas que não deveriam estar aqui. E você só está fazendo perguntas porque é uma pessoa estúpida”, afirmou.
Leia também:












Deixe um comentário