TRE-PA recebe encontro nacional de tecnologia e inovação na Justiça Eleitoral

O evento tem como objetivo discutir metodologias de trabalho inovadoras e ferramentas que possam impulsionar a transformação digital na Justiça Eleitoral brasileira.

Foto reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) será o anfitrião da 2ª edição do Encontro Nacional sobre Tecnologia e Inovação na Justiça Eleitoral (Enastic-JEL), que ocorrerá nos dias 4, 5 e 6 de junho. O evento tem como objetivo discutir metodologias de trabalho inovadoras e ferramentas que possam impulsionar a transformação digital na Justiça Eleitoral brasileira.

A edição de 2024 é organizada em parceria com o J.Ex e o TRE-PA. Para mais informações, os interessados podem acessar o site oficial do evento aqui.

A programação deste ano promete ser intensa, com diversas palestras e painéis. Especialistas de renome na área conduzirão as discussões, oferecendo aos participantes uma oportunidade única de ampliar seus conhecimentos sobre a implementação de novas tecnologias no ecossistema de Justiça Eleitoral.

Nathalie Castro, diretora-geral do TRE-PA, expressa sua satisfação em sediar o evento. “Estamos vivenciando uma das maiores transições tecnológicas que qualquer geração já viu. Nesse contexto, o TRE do Pará tem o prazer de receber a 2ª edição do Enastic. Preparamos, cuidadosamente, um ambiente propício para a troca de experiências, por entender a importância de impulsionarmos pensamentos e ações que nos levem à transformação digital a ser aplicada na nossa rotina de trabalho, com vistas, inclusive, à excelência na organização das eleições municipais de 2024”, destaca Castro.

O secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PA, Felipe Brito, enfatiza a importância do evento. “É com grande satisfação que anunciamos a 2ª edição do Enastic para a Justiça Eleitoral, que ocorrerá no Pará, nos dias 4, 5 e 6 de junho. Este evento tem como objetivo apresentar as tendências de inovação em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), além de promover discussões sobre técnicas emergentes e cultura digital. Reunirá gestores de tecnologia, assessores principais, juízes auxiliares e desembargadores de todo o país, além dos integrantes dos Comitês de Governança e Gestão de Tecnologia e Inovação”, afirma Brito.

Ele ainda ressalta que o encontro abordará temas cruciais como o futuro tecnológico do judiciário eleitoral, o uso de Inteligência Artificial, desafios da cibersegurança e a aplicação da tecnologia para inclusão das populações tradicionais, rurais e ribeirinhas.

Na edição anterior, realizada em agosto de 2023 no TRE do Paraná, o Enastic contou com a participação de 200 pessoas, representando 36 diferentes instituições, e teve a presença de 43 palestrantes.

Leia também: