Um forte temporal atingiu Santarém, no oeste do Pará, nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (25), causando estragos em diversos pontos da cidade. A chuva intensa, acompanhada de ventania, começou por volta das 5h30 e mobilizou equipes do 4º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) e da Defesa Civil Municipal para atendimento a ocorrências como queda de árvores, destelhamento de residências e interrupção no fornecimento de energia elétrica.
Segundo o sargento Arlan Coelho, uma das ocorrências envolveu a queda de árvores na Travessa Frei Vicente com a Avenida Tocantins e na Avenida Dois de Junho, bloqueando completamente as vias. “As árvores não eram de grande porte, mas a quantidade de galhos impediu o trânsito. As guarnições fizeram a remoção e liberaram as vias”, explicou.
No Residencial Palmares, bairro Mararu, uma árvore de médio porte caiu na Rua Castanha, atingindo a rede elétrica e provocando a interrupção do fornecimento de energia na área. No bairro Área Verde várias casas foram destelhadas, a residência de Rafael Ribeiro foi uma das atingidas, quase todo o telhado foi arrastado pela chuva. Apesar dos prejuízo materiais, ninguém ficou ferido. Rafael está desempregado e pede ajuda pra reconstruir a casa. Qualquer valor pode ser doado para: 93992411171 – Picpay
A Defesa Civil Municipal também registrou sete ocorrências, a maioria relacionada ao destelhamento de casas, como na Rua Santarém, entre as ruas Salinas e Tancredo Neves, no bairro Jutaí. Pelo menos uma família ficou desabrigada.
“A população deve redobrar a atenção neste período de transição do inverno amazônico para o verão, quando são comuns temporais com fortes rajadas de vento. A manutenção preventiva de árvores próximas às residências pode evitar acidentes e até salvar vidas”, alertou o sargento Coelho.
As equipes da Defesa Civil seguem monitorando áreas de risco e prestando suporte às famílias atingidas.
Leia também:
Deixe um comentário