Sorteio do Parazão 2026 ganha data e local; veja como será a divisão dos grupos - Estado do Pará Online

Sorteio do Parazão 2026 ganha data e local; veja como será a divisão dos grupos

Cerimônia vai distribuir as 12 equipes em dois grupos; tendência é que o estadual utilize apenas 10 datas do calendário oficial da CBF.

Bruno Carachesti / Agência Pará

O sorteio que vai dividir as 12 equipes do Campeonato Paraense de 2026 em dois grupos já tem data e local definidos. A cerimônia ocorrerá no dia 28 de novembro, na Ilha do Combú, em Belém, conforme apurou o Estado do Pará Online.

A Federação Paraense de Futebol planeja repetir o formato com dois grupos de seis clubes, mas com uma mudança importante: a tendência é que o torneio utilize apenas 10 datas do calendário da CBF, uma redução em relação às 11 previstas normalmente para os estaduais.

O atual campeão Clube do Remo será o cabeça de chave do Grupo A. Do outro lado, o Paysandu, finalista da última edição, comandará o Grupo B. A distribuição das demais equipes seguirá critérios técnicos definidos pela FPF.

Na primeira fase, cada time fará seis jogos, sendo três em casa e três fora. Os confrontos serão disputados em turno único, apenas de ida. A classificação será geral: os oito melhores avançam às quartas de final, enquanto os dois últimos serão rebaixados à Série A2 de 2027.

As quartas serão decididas em jogo único, com mando para os quatro primeiros colocados. Em caso de empate, a vaga na semifinal irá para os pênaltis. Quem cair nessa etapa migrará para a primeira fase da Copa Grão-Pará.

As semifinais também terão jogo único, novamente com vantagem do melhor colocado no geral para atuar em casa. Os derrotados seguirão para a segunda fase da Copa Grão-Pará.

A final será a única etapa com ida e volta. O mando da segunda partida será definido pela campanha acumulada na competição e, mesmo em caso de dois jogos no Mangueirão, a ordem será mantida conforme a classificação. Persistindo o empate no placar agregado, o título será decidido nos pênaltis.

Participam da edição de 2026: Remo, Paysandu, Tuna Luso, Águia de Marabá, Bragantino-PA, Cametá, Capitão Poço, Castanhal, Santa Rosa, São Francisco-PA, São Raimundo-PA e Amazônia Independente, estes dois últimos recém-promovidos.

A previsão de início do torneio é entre 23 e 25 de janeiro.

Leia Mais: