Sônia Guajajara defende TFFF para proteger florestas e povos indígenas - Estado do Pará Online

Sônia Guajajara defende TFFF para proteger florestas e povos indígenas

Ministra dos Povos Indígenas afirmou que o Fundo Florestas Tropicais Para Sempre (TFFF) é essencial para garantir proteção contínua às florestas e comunidades locais

Foto: Felipe Werneck / Presidência COP30

O Fundo Florestas Tropicais Para Sempre (TFFF) foi oficialmente lançado no primeiro dia da Cúpula do Clima, em Belém. Durante o evento que antecede a COP30, a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, afirmou que o TFFF já está estruturado com garantias de aporte financeiro, permitindo apoio à proteção das florestas no Brasil e em outros países com florestas tropicais.

“O Ministério dos Povos Indígenas foi fundamental na construção do TFFF, garantindo repasse direto aos povos indígenas, com pelo menos 20% dos recursos destinados ao apoio direto a comunidades locais”, declarou a ministra.

Guajajara reforçou que a estrutura do fundo foi pensada para superar mudanças de governo, garantindo autonomia e continuidade no financiamento da proteção ambiental e no fortalecimento das comunidades que dependem das florestas.

O Fundo Florestas Tropicais Para Sempre ou TFFF (sigla para Tropical Forest Forever Facility em inglês) é um modelo de financiamento que combina investimento público e privado. Os recursos arrecadados serão repassados a países com florestas tropicais empenhados na preservação dessas áreas. Entre as nações participantes estão Brasil, Peru e Colômbia.

Com o TFFF, o país reforça o compromisso de unir proteção ambiental e direitos indígenas, garantindo recursos estáveis e autonomia para as comunidades locais. Até o momento, mais de US$ 5 bilhões foram investidos na iniciativa, além do aporte inicial de US$ 1 bilhão anunciado pelo Brasil.

Leia também: