Sintep denuncia atraso no pagamento de aluguel e problemas estruturais no anexo Hermínio Calvinho - Estado do Pará Online

Sintep denuncia atraso no pagamento de aluguel e problemas estruturais no anexo Hermínio Calvinho

Sindicato aponta falta de transparência e prejuízos à rotina escolar

O Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras em Educação Pública do Pará (Sintep) esteve presente na tarde desta segunda-feira (6) no anexo Hermínio Calvinho, em Ananindeua, após receber denúncias da comunidade escolar sobre irregularidades no funcionamento da unidade.

Segundo informações repassadas ao sindicato, o proprietário do imóvel, fixou um aviso informando que o aluguel do prédio não é pago há seis meses, período equivalente ao tempo em que o anexo funciona no local. O Sintep ressalta que situações semelhantes já haviam sido registradas no antigo anexo, que funcionava em uma igreja próxima, também marcado por atrasos de pagamento.

Além do problema com o aluguel, o sindicato recebeu relatos de que o fornecimento de água no prédio foi cortado. A falta de estrutura afetou diretamente a rotina dos alunos: na manhã desta segunda, eles foram liberados por volta das 10h, sem receber a alimentação escolar. Para o turno da tarde, a previsão era de aulas até as 15h30, mas sem confirmação sobre a oferta de merenda.

O Sintep informou que tentou acompanhar a situação de perto, mas o acesso ao anexo foi negado. A equipe do sindicato conseguiu informações apenas na sede da instituição, onde foram informados que há água disponível temporariamente para consumo e, possivelmente, para a preparação da alimentação escolar.

Em nota, o sindicato afirmou que continuará acompanhando o caso e cobrando providências da administração municipal, reforçando a importância de garantir condições dignas de trabalho para os profissionais da educação e de estudo para os alunos.

A equipe do EPOL entrou em contato com a prefeitura de Ananindeua, mas não obteve resposta.

Leia também: