Motoristas e moradores do bairro da Pedreira devem se preparar para mudanças no trânsito nesta sexta-feira (26) e no dia 3 de outubro. Das 6h às 12h, vias no entorno da Aldeia Cabana ficarão interditadas para a realização de um simulado de incidentes com múltiplas vítimas, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) em parceria com a Força Nacional do SUS (FN-SUS).
O treinamento reunirá equipes do Samu, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, hospitais de referência, forças de segurança e gestores da saúde. O objetivo é testar, na prática, a capacidade de resposta integrada em situações críticas, como desastres naturais, colapsos estruturais e eventos com grande número de vítimas.
Segundo a secretária de Saúde do Pará, Ivete Vaz, a atividade é essencial para reduzir riscos e salvar vidas: “Este treinamento representa um marco para nós, que gerimos o SUS no Pará, por justamente reunir diferentes setores – saúde, segurança, defesa civil e instituições locais – em um mesmo exercício é fundamental para salvar vidas em situações críticas.”
Durante os simulados, os participantes serão capacitados em regulação, triagem, gestão de óbitos, preparação hospitalar e protocolos de comando e controle. Além de aprimorar o tempo de resposta, a atividade deve revelar pontos de melhoria nos fluxos de comunicação e transporte de pacientes.
As interdições no trânsito ocorrerão nos cruzamentos da avenida Pedro Miranda com as travessas Lomas Valentinas, Enéas Pinheiro, Pirajá e Perebebuí.
Deixe um comentário