Sesma manterá vacina oral contra Poliomielite nas Unidades Básicas de Saúde

A campanha de vacinação contra a poliomielite teve início em 27 de maio e e encerrou na última sexta-feira (14).

Foto divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) anunciou que, seguindo as novas diretrizes do Ministério da Saúde, a Vacina Oral contra a Poliomielite (VOP) continuará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde até nova deliberação.

O Ministério da Saúde planeja iniciar, no segundo semestre deste ano, uma transição para um novo esquema vacinal. Este novo esquema prevê a suspensão da dose de reforço com a vacina oral, popularmente conhecida como “gotinha”, e a adoção exclusiva da Vacina Inativada contra Poliomielite (VIP), administrada por via intramuscular.

Esta mudança segue as diretrizes das autoridades de saúde para garantir a eficácia e a segurança do programa de imunização contra a poliomielite. Durante a transição, a vacinação de rotina continuará sendo aplicada a todas as crianças menores de 5 anos.

Para as crianças com menos de 1 ano, a vacinação seguirá com três doses da Vacina Inativada contra Poliomielite (VIP), administradas aos 2 meses, 4 meses e 6 meses de idade. Já as crianças de 1 a 4 anos receberão dois reforços com a Vacina Oral contra Poliomielite (VOP), aos 15 meses e aos 4 anos de idade.

Leia também: