Servidores do Detran suspendem greve após 20 dias de paralisação

Os servidores retornam ao trabalho nesta quinta-feira (27).

Reprodução: redes sociais

Após 20 dias de greve e manifestações intensificadas em frente ao edifício-sede do Departamento de Trânsito do Pará (Detran-PA), Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) e Casa Civil, os servidores de trânsito do Pará decidiram suspender a greve. A decisão foi tomada em assembleia geral realizada nesta quarta-feira (26). O movimento grevista iniciou na última quinta-feira (6) com ato em frente ao prédio sede do Detran, na avenida Augusto Montenegro.

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Sindtran-PA) conseguiu ser recebida pela diretora-geral do órgão, Renata Coelho, na última segunda-feira (24). Renata Coelho, que também ocupa a cadeira da Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad), retomou o diálogo com o sindicato e prometeu a aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR).

Segundo os representantes do Sindtran-PA, o PCCR foi finalmente aprovado pelo Grupo Técnico de Ajuste Fiscal (GTAF), a última instância de análise administrativa do Governo do Estado. O plano deverá ser encaminhado para aprovação na Alepa em agosto, após o recesso da casa legislativa.

Na última terça-feira (25), uma representação do Sindtran-PA foi recebida pelo presidente da Alepa, deputado Chicão (MDB), após o encerramento da sessão plenária. Ele informou sobre a conversa que teve com áreas do governo e reafirmou a disposição do parlamento estadual em aprovar o PCCR do Detran-PA no segundo semestre, a partir do dia 6 de agosto, quando as atividades legislativas serão retomadas. Chicão considerou positiva a retomada do diálogo com a diretora-geral Renata Coelho, acreditando que isso favorecerá a tramitação e aprovação do PCCR.

Com o avanço da pauta e a reabertura do diálogo institucional, os servidores, em assembleia geral com transmissão online para mais de uma centena de servidores, aprovaram a suspensão da greve e o retorno ao trabalho nesta quinta-feira (27).

Leia também: