Servidores da Uepa realizam ato grevista com fechamento de portões no CCBS em Belém - Estado do Pará Online

Servidores da Uepa realizam ato grevista com fechamento de portões no CCBS em Belém

Mobilização ocorre nesta quinta (31) e denuncia descumprimento de lei que prevê reajuste salarial.

Servidores técnicos administrativos e operacionais da Universidade do Estado do Pará (Uepa) realizam, nesta quinta-feira (31), um ato público com o fechamento dos portões do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), em Belém. A mobilização faz parte da greve da categoria, que já dura mais de 80 dias.

A principal reivindicação dos grevistas é o cumprimento da Lei 6.839/2006, que institui o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos servidores. Segundo os trabalhadores, há três anos o Governo do Estado não realiza o pagamento da tabela salarial prevista na legislação, o que vem gerando insatisfação generalizada entre os profissionais da universidade.

A greve atinge todos os campi da Uepa no estado, afetando o funcionamento de diversos serviços. Em muitos locais, o atendimento à comunidade acadêmica está sendo mantido de forma precária por estagiários e servidores temporários.

Em solidariedade ao movimento, estudantes também se manifestaram. No campus de Santarém, foi divulgada uma nota de repúdio cobrando do Governo do Estado uma solução imediata para o impasse e destacando a importância dos servidores para o pleno funcionamento da universidade.

Segundo os grevistas, o processo de atualização da tabela salarial está parado na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), mais especificamente no Grupo de Trabalho de Assuntos Funcionais (GTAF), apesar do cumprimento de todas as exigências técnicas e administrativas por parte da Uepa e das representações das categorias.

O ato desta quinta no CCBS tem como objetivo chamar a atenção da sociedade e das autoridades para a situação de desvalorização dos servidores, considerados fundamentais para o funcionamento da instituição.

Leia também: