“Semana Nacional dos Museus” tem programação gratuita; confira

‘Museus, educação e pesquisa’ é o tema da 22ª edição do evento nacional, que vai oferecer gratuitamente exposições, oficinas e palestras, além de apoio à Luta Antimanicomial.

fachada do Museu do Estado do Pará
Foto divulgação

O Sistema Integrado de Museus e Memoriais da Secretaria de Estado de Cultura (SIMM/Secult) deu início, nesta segunda-feira (13), à 22ª Semana dos Museus. Coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a programação abrangerá mais de mil instituições culturais e educativas em todo o Brasil.

Com o tema “Museus, educação e pesquisa”, sugerido pelo Conselho Internacional de Museus (Icom), a programação gratuita será dedicada ao Dia Internacional de Museus, celebrado em 18 de maio. Além disso, em reconhecimento à Luta Antimanicomial, a semana incluirá a Semana de Arte e Loucura.

Destaques da Programação:

Cine-debate no MIS: De 13 a 19 de maio, os visitantes poderão explorar a exposição “Eneida Simplesmente”, que homenageia a escritora paraense Eneida de Moraes, no Museu da Imagem e do Som (MIS). Além disso, o acervo audiovisual do espaço estará disponível para visitação.

Mesa-redonda no MEP: No dia 15 (quarta-feira), às 9h, o Salão Transversal do Museu do Estado (MEP) sediará a mesa-redonda “Processo de pesquisa em acervo de arte contemporânea”, com a participação de Rosângela Brito e Deyseane Ferraz, mediada por Renata Maués.

Arte, cultura e saúde mental: Em 16 de maio, às 14h, terá lugar a mesa-redonda “Arte, cultura e saúde mental”, inaugurando a Semana de Arte e Loucura. O evento contará com a presença de Jureuda Guerra, presidente do Conselho Regional de Psicologia, e representantes do Movimento de Luta Antimanicomial, Ester Maria Oliveira de Souza e Antônio Sena, com mediação de Tamyris Monteiro, diretora do MEP.

Atividades na Reserva Técnica de Arqueologia: No dia 17 (sexta-feira), às 9h, o MEP oferecerá uma vivência na Reserva Técnica de Arqueologia, apresentando os resultados das prospecções realizadas no Cemitério da Soledade e no Memorial da Consciência Negra. À tarde, na calçada lateral do MEP, o grupo “Eu sou Angoleiro” conduzirá uma oficina de capoeira às 15h, seguida por uma roda de carimbó apresentada pelo grupo “Frutos do Pará” às 17h.

Encerramento no MEP: No sábado (18), o jardim do MEP será o palco para atividades como prática de Hatha Yoga às 9h, seguida por uma vivência artística com estampagem de grafismos indígenas às 10h. A Semana de Arte e Loucura terminará com o cortejo do Boi Marronzinho pelas ruas do centro histórico, iniciando no Museu do Estado.

Ag. Pará / Mário Quadros

Outras Atividades pela Cidade:

  • Casa das Onze Janelas (Cojan): Nos dias 16, 17 e 18, das 10h às 12h, haverá visita ilustrada e oficina de estamparia, com foco na educação patrimonial baseada no acervo de arte pública da Cojan e dos prédios históricos do Complexo Feliz Lusitânia.
  • Memorial Amazônico da Navegação (MAN): Nos dias 18 e 19, das 9h às 12h, os visitantes poderão acompanhar a montagem de canoas em miriti no Parque Mangal das Garças.
  • Forte do Presépio: No dia 15, das 9h às 11h, haverá ação “Curumim no Museu” voltada para o público infantil. Já no dia 17 (sexta-feira), das 14h às 17h, e no dia 18 (sábado), das 9h às 12h, ocorrerão atividades de produção de pinturas e desenhos no jardim do Forte.
  • Parque Cemitério Soledade: No dia 17 (sexta-feira), das 9h30 às 12h, haverá uma vivência com desenho de observação no jardim do Parque Cemitério. No domingo (19), às 9h, a professora Amanda Menezes conduzirá uma visita guiada ao local.
  • Museu de Gemas do Pará: Nos dias 18 e 19, das 9h às 17h, será apresentada a exposição “Memorial Padre Bruno: A Caminho do Emaús”, no anfiteatro da Casa do Artesão.
  • Museu do Marajó: No município de Cachoeira do Arari, serão transmitidas três palestras pelo canal no YouTube da Secult no dia 15. As apresentações abordarão temas relacionados à linguagem expositiva, gestão de acervo e mais, a partir das 10h.

Leia também: