Saiba o que abre e fecha durante a COP30 em Belém - Estado do Pará Online

Saiba o que abre e fecha durante a COP30 em Belém

Parques e museus ajustam a programação; shoppings e lojas de rua podem abrir com pagamento dobrado a funcionários.

Estação das docas após o por do sol
Divulgação/Leandro Santana. Vários locais terão mudança nos horários de funcionamento em Belém.

O funcionamento de diversos serviços públicos e privados na capital paraense passará por mudanças durante a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30). As principais alterações estão concentradas nos dias 6 e 7 de novembro, em função do feriado municipal decretado para a Cúpula dos Líderes sobre o Clima, um encontro internacional preparatório que antecede a conferência principal.

Supermercados e Bancos

​Os supermercados manterão o funcionamento em sua rotina normal ao longo de toda a COP 30, sendo classificados como atividades essenciais e, portanto, isentos do feriado de 6 e 7 de novembro. Por outro lado, as agências bancárias não farão atendimento presencial ao público nas datas consideradas feriados oficiais, seguindo o padrão da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Comércio Varejista e Shoppings

​O comércio varejista e lojista de Belém terá a permissão de abrir durante os feriados, desde que siga as determinações da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. Para as lojas de rua, o horário autorizado será das 8h às 18h, e para as lojas dentro dos shoppings, o funcionamento se estende das 11h às 21h. No entanto, é obrigatório que os estabelecimentos que optarem por funcionar façam o pagamento dobrado aos funcionários que trabalharem nos dias de feriado, conforme a CCT.

Detran e Estações Cidadania

​O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA) e as Estações Cidadania da Região Metropolitana de Belém (RMB) operarão com horários reduzidos. Entre 3 e 21 de novembro, o Detran-PA atenderá o público das 10h às 14h em sua sede e postos na RMB. De maneira similar, as unidades das Estações Cidadania nos shoppings funcionarão de 5 a 21 de novembro das 10h às 14h, buscando facilitar a mobilidade de usuários e servidores durante o evento.

Parques e Museus

​Alguns espaços culturais e de lazer também terão ajustes na programação para receber visitantes e participantes da conferência. O Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi estará fechado de 5 a 7 de novembro para preparativos, mas reabrirá no dia 8 com entrada gratuita e uma programação especial, que incluirá seminários e mostras até 21 de novembro.

Outros Espaços e Serviços

​O Parque Estadual do Utinga, por sua vez, abrirá excepcionalmente todos os dias de novembro, das 6h às 17h, para atender ao aumento de visitantes, oferecendo também a Feira da Biodiversidade. A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e a Biblioteca Pública Arthur Vianna também terão horários e regimes de trabalho especiais, com a PGE priorizando o regime remoto e a Biblioteca atendendo das 10h às 16h até 23 de novembro.

Leia também: