O acesso ao estacionamento do Mangueirão, no dia 31 de dezembro, vai exigir atenção redobrada dos motoristas. Para a realização do “Vira Pará”, festa de Réveillon promovida pelo Governo do Estado, o Detran montou um esquema especial de trânsito no entorno do estádio, em Belém.
A operação faz parte do Plano Integrado de Segurança e Mobilidade, que reúne órgãos estaduais e municipais com foco na segurança viária e na fluidez do tráfego antes, durante e após o evento. A atuação será dividida entre as principais vias de acesso ao local.
Enquanto a Segbel ficará responsável pela organização do tráfego na Avenida Transmangueirão, o Detran concentrará esforços na Avenida Augusto Montenegro, onde fará o ordenamento e a fiscalização do fluxo de veículos.
Segundo o coordenador de Operações do Detran, Ivan Feitosa, o comportamento do público também é decisivo para o bom funcionamento do esquema. “Essas medidas são fundamentais para garantir um trânsito mais seguro e organizado durante a chegada e a saída do público”, afirmou.
Durante o evento, a Transmangueirão será utilizada como via principal de acesso aos portões do estacionamento, que funcionará exclusivamente pelo lado B do estádio. Já na Augusto Montenegro, não haverá alterações fixas, mas intervenções pontuais poderão ser adotadas para melhorar a circulação.
Entre as possibilidades está o uso temporário das faixas exclusivas do BRT, caso seja necessário aliviar retenções no tráfego. As decisões serão tomadas em tempo real, conforme o volume de veículos.
A fiscalização começa ainda no período da tarde e segue até a dispersão total do público. Motoristas de táxi e de aplicativos deverão respeitar os pontos corretos de embarque e desembarque, sob risco de autuação.
O Detran também reforçou que haverá intensificação das blitze, com foco no combate à associação entre álcool e direção, incluindo o uso de etilômetro. A recomendação é clara: quem for beber, não dirija.










Deixe um comentário