O restaurante Popular de Belém completou um ano fechado, deixando sem atendimento milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade social que dependiam do serviço. Apesar de decisões judiciais cobrando a reabertura do espaço, o equipamento segue inativo e a prefeitura ainda não apresentou um cronograma concreto de retomada.
Nesta sexta-feira (13), o prefeito Igor Normando divulgou vídeo anunciando a construção de um novo Restaurante Popular no coração do comércio, nas antigas instalações do bondinho. Segundo o anúncio, o local passará por requalificação e fará parte de um “plano de segurança alimentar” que incluiria outros equipamentos ainda neste ano.
Embora a a reforma de hoje seja apresentada como avanço, não há informações sobre data de inauguração, oferta de refeições, valores ou como o projeto atenderá à decisão judicial já proferida.

No ano passado, a Defensoria Pública do Estado do Pará (DPE) obteve decisão da 5ª Vara da Fazenda Pública e Ações Coletivas de Belém que determinava a reabertura do restaurante em até 90 dias, como medida urgente de garantia do direito à alimentação digna. Esse prazo se encerrou em dezembro de 2025, sem que a Prefeitura cumprisse a determinação judicial.
Leia também:











Deixe um comentário